Geral

Wellington Dias libera aulas presenciais para o 3º ano do ensino médio e Pré-Enem

As escolas têm de apresentar um plano de retorno e calendário considerando as medidas sanitárias previstas no protocolo

Alinny Maria

Segunda - 21/09/2020 às 18:10



Foto: Arquivo/Seduc Alunos da rede estadual de educação
Alunos da rede estadual de educação

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) confirmou na tarde desta segunda-feira (21) o retorno das aulas presenciais para alunos do 3ª ano do Ensino Médio e Pré- Enem, mas ainda não estipulou uma data. O anúncio já estava previsto após as deliberações do Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE). A mudança é que antes o retorno das aulas presenciais não incluía os alunos do ensino superior, mas agora os estudantes que estão matriculados no 8º período de cursos de graduação também poderão retornar às salas de aula.

 Veja o decreto!

Já os alunos da educação infantil, ensino fundamental, 1º e 3º ano do ensino médio e dos demais dos cursos de graduações só irão retornar às atividades presenciais em 2021. O retorno parcial vai fazer com que circule em torno de de 75 mil pessoas entre estudantes, professores e setor administrativo. 

Por meio de nota, a Seduc ainda informou que segundo as orientações do Comitê, cada escola deverá apresentar um plano de retorno  e calendário considerando as medidas sanitárias prevista no protocolo de biossegurança sanitária tais como,  distanciamento social de 2 m, com divisão e revezamento das turmas, de modo a cumprir a norma da ocupação do espaço de sala de aula, afastamento de profissionais e estudantes que pertencem a grupos de risco e medidas, além do uso de máscara, higienização das mãos e outras medidas que garantam segurança de toda a comunidade acadêmica.

O governador Wellington Dias divulgou um vídeo para falar sobre o assunto. Confira:


Veja a nota na íntegra:

O Governo do Estado do Piauí, por meio do COE,  anunciou nesta segunda-feira , 21 de setembro de 2020, mudanças no cronograma que prevê a retomada das aulas presenciais da Educação Básica e Superior.  Entre as mudanças estão autorização para retorno dos estudantes da  3ª série do Ensino Médio,  Pré- Enem e estudantes de cursos de graduação que estão no  8º Período.  As turmas da educação infantil, ensino fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio devem permanecer em ensino remoto. 

O documento emitido pelo COE autoriza as escolas  a reabrir suas portas , onde for possível, de maneira gradativa, priorizando o ensino remoto, mas sem estipular uma data. Ainda segundo as orientações do Comitê, cada escola deverá apresentar um plano de retorno  e calendário considerando as medidas sanitárias prevista no protocolo de biossegurança sanitária tais como,  distanciamento social de 2 m,  com divisão e revezamento das turmas, de modo a cumprir a norma da ocupação do espaço de sala de aula, afastamento de profissionais e estudantes que pertencem a grupos de risco e medidas, além do uso de máscara, higienização das mãos e outras medidas que garantam segurança de toda a comunidade acadêmica.

Em relação a essas orientações, a Secretaria de Estado da Educação vem ratificar que está trabalhando em conformidade a essas sugestões,  e que as diretrizes e cronograma para a retomada gradativa e segura das atividades presenciais nas unidades de ensino serão publicadas nesta terça-feira (22), após serem discutidas com Gerentes Regionais e representantes das mais diversas entidades e instituições ligadas à educação. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: