
A Campanha de Vacinação contra a Raiva em Teresina começa no próximo sábado (3). A primeira etapa acontece nas zonas Norte e Leste da capital. Já a segunda etapa será nas zonas Sul e Sudeste no sábado seguinte, dia 10. Cães e gatos a partir dos três meses de idade devem ser vacinados. Confira os postos de vacinação!
Socorro Nascimento tem cinco bichinhos em casa e garantiu que vai levar todos para serem vacinados no sábado. Ao todo, 133 postos de vacinação estarão disponíveis para a imunização dos animais. A vacinação será realizada em dois por questões de logística. “Queremos dizer à população que terão postos próximos às suas residências, como todos os anos”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
A gerente de Zoonoses pede para que as pessoas que têm condição de conter os animais, os levem aos postos de vacinação. “Percebemos que muitas crianças levam os animais e elas não têm força para conter o animal na hora da vacina, além de idosos sem condição física para segurar um animal de médio e grande porte, por isso fazemos essa ressalva”, esclarece.

Oriana, que também é veterinária, pede ainda que seja dada preferência aos horários em que o sol não esteja muito intenso, para evitar estresse nos cães e gatos. “Existem muitos animais que não realizam nenhuma atividade física e que estão acima do peso, que se os donos o levarem caminhando ao meio dia para se vacinar e voltar imediatamente, ele pode ser prejudicado”.
Os postos de vacinação começam a funcionar às 8h e ficam abertos até às 17h. Na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2017 foi imunizado um total de 122.446 animais. “Explicando ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles”, finaliza a gerente.
Raiva
A raiva é um vírus sendo uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem. Tem uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100%. O homem é um hospedeiro acidental na cadeia infecciosa, como o são, até certo ponto, os animais domésticos (cão e gato), sendo o grande reservatório natural representado por animais silvestres.
Esse vírus é transmitido através de mordidas, arranhaduras de mamíferos já contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos, tanto porque são animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Porém, além do cão e do gato, outros animais contaminados também podem transmitir, como os furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.
O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.
Fonte: Fundação Municipal de Saúde