Geral

Vacina que protege crianças contra cinco doenças volta a ser distribuída em Teresina

Teresina recebeu 4 mil doses da vacina polivalente, que protege crianças de dois, quatro e seis meses de idade contra várias doenças

Alinny Maria

Terça - 14/01/2020 às 09:38



Foto: Ascom PMT Vacinação
Vacinação

Após quatro meses em falta, a vacina pentavalente voltou a ser distribuída nos postos de saúde de todo o país. Em Teresina, a partir desta terça-feira (14), os pais já podem levar as crianças tomar a vacina, que protege os pequenos contra as doenças difteria, tétano, coqueluche hepatite B e outros tipos de infecções causadas pelo agente Haemophilus influenzae B. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu do Ministério da Saúde 4 mil doses da vacina, que serão administradas a partir de hoje em 15 salas das zonas Norte, Sudeste e Leste de Teresina. Já nesta quarta-feira (15), estarão disponíveis mais seis salas na zona Sul. A vacina deve ser aplicada em crianças de dois, quatro e seis meses de idade. 

A vacina estava em falta em todo o país devido a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reter um lote de 3,5 milhões de doses fabricadas na Índia, que não foi aprovado pelo controle de qualidade do órgão. Por isso, o abastecimento de estados e municípios, feito pelo Ministério da Saúde, foi temporariamente suspenso. O Ministério da Saúde comprou vacinas de outra empresa e enviou na semana passada mais de 1,7 milhões de doses para todos os estados brasileiros.

 “Pedimos aos pais que não deixem de levar seus filhos para serem vacinados, pois assim eles estarão protegidos contra diversas doenças, entre elas a coqueluche que tem alta letalidade para menores de seis meses de idade”, pede Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Para imunização da criança, é necessário que o responsável apresente o cartão de vacinação do bebê.

Confira a lista das salas de vacina com doses disponíveis da vacina pentavalente a partir de hoje (14):

Zona norte
Hospital da Primavera
UBS Santa Maria da Codipi
Hospital Buenos Aires
Lineu Araújo
UBS Karla Ivana

Zona Sudeste
UBS Mario Roque
UBS Renascença
UBS Alto da Ressurreição
UBS Carlos Alberto
UBS Todos os santos
UBS Nossa Senhora da Guia

Zona Leste
Hospital Satélite
UBS Planalto uruguai
UBS Planalto Ininga
UBS Piçarreira

Salas de vacina com doses disponíveis a partir de amanhã (15):

Zona Sul
UBS Parque Piauí
Hospital do Promorar
UBS Vermelha
UBS Lourival Parente
UBS Vila Irmã Dulce
UBS Porto Alegre

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: