REDUÇÃO DE QUEIMADAS
Teresinha Ferreira
05 de outubro de 2026 às 17:44
O Piauí registrou 1.848 focos de incêndio em setembro de 2026, o menor número para este mês em uma década. A redução foi de 13,9% em relação a setembro de 2025, quando houve 2.147 focos.
Setembro é tradicionalmente um mês de alto risco para queimadas em razão das altas temperaturas e baixa umidade. Em 2016, foi a última vez que o estado contabilizou menos de dois mil focos, com 1.344 registros. Portanto, o índice de 2026 é o menor em 10 anos.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, esse resultado reflete o fortalecimento das ações do Governo do Estado. “O trabalho de prevenção e monitoramento está fazendo a diferença. Chegamos mais cedo e fortalecemos as equipes nos municípios”, afirmou.
A Semarh ampliou sua estrutura de combate às queimadas, capacitando mais de 3,3 mil brigadistas em 206 municípios. O monitoramento é contínuo, buscando antecipar riscos e reduzir a propagação do fogo.

Essa redução ocorre mesmo em um cenário climático adverso e destaca a importância das equipes treinadas e do monitoramento contínuo. Para a Semarh, os números são positivos, mas reforçam a necessidade de manutenção das ações durante todo o período crítico.
Fonte: Governo do Piauí - Notícias
INVESTIMENTO EM ABASTECIMENTO
ALERTA AMBIENTAL
SEGURANÇA NAS ELEIÇÕES
ACIDENTE FATAL
ELEIÇÕES 2026
Direitos do Idoso