INDEFINIÇÃO

UFPI elege lista tríplice de reitor e vice; Conselho Universitário enviará nomes ao MEC

Os professores André Macêdo e Carlos Sait lideram a lista tríplice; nomeação deve ser definida até o fim deste mês


Os professores André Macêdo e Carlos Sait

Os professores André Macêdo e Carlos Sait Foto: Arquivo pessoal

Os professores André Macêdo e Carlos Sait venceram as eleições na Universidade Federal do Piauí -  UFPI, e deverão ser, respectivamente, os próximos reitor e vice-reitor da instituição.

Eles eram da chapa 04 - "Fortalecer, Conectar e Inovar", que teve o melhor resultado nas urnas na disputa pela reitoria da UFPI e, assim,  encabeçam a lista tríplice, que será enviada ao Ministério da Educação, para escolha do novo reitor.

Em plena pandemia do novo coronavírus, todo o processo ocorreu pela Internet. Foram computados 13.919 votos válidos de professores (que têm peso maior na disputa), alunos e funcionários da instituição. Outros 101 votaram em branco e 38 tiveram voto anulado.

Eles tiveram numericamente menos votos (3.684) que as outras duas chapas mais votadas, mas acabaram vencendo por obtiveram maus votos entre professores (747) e técnicos (330), o que ajudou a chapa a alcançar a soma ponderada de 45,64. Entre os estudantes, foram 3.864 votos. 

Em segundo lugar, ficou a chapa 03, lideradas pela professora Nadir Nogueira e pelo professor Marcos Lira, com 4.168 (soma ponderada de 27,23). Desses votos, 4.168 foram de estudantes, 220 de técnicos e 387 de professores.

A chapa 2, dos professores Gildásio e Viriato foi a preferida dos estudantes e teve 4.499 votos do corpo discente. Mas a soma ponderada ficou em 21,14, deixando a dupla na terceira posição - 219 professores e 269 técnicos escolheram a chapa. 

As outras chapas participaram do pleito. A chapa 1 (Sandra Ramos e Bruno Diniz) e chapa 5 (Sabry e Ayrton) tiveram quase 700 votos e ficaram em 4° e 5° lugares respectivamente.

O resultado divulgado pela Comissão Eleitoral da UFPI 

Próxima notícia

Dê sua opinião: