EDUCAÇÃO

Uespi indica serviços on-line durante a suspensão de atividades presenciais

Os serviços essenciais à comunidade acadêmica serão feitos todos de forma remota


Prédio administrativo da Uiversidade Estadal do Piauí

Prédio administrativo da Uiversidade Estadal do Piauí Foto: Divulgação CCOM

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), seguindo os protocolos de saúde de combate ao coronavírus, estabeleceu, na sexta-feira (20), por meio de portaria, o trabalho remoto e teletrabalho para todos os campi da instituição.

A medida contribui para o isolamento social, estimulado no país, para frear a pandemia. Com isso, no período de suspensão de atividades presenciais, os serviços essenciais à comunidade acadêmica serão feitos todos de forma on-line.

Calendário Acadêmico

A portaria que entrou em vigor suspendeu o Calendário Acadêmico de 2020 até 30 de abril. Todos os lançamentos de editais, programas e atividades acadêmicas previstos nele passarão por avaliação do Conselho Universitário para definir novas datas.

A pró-reitora de Ensino e Graduação, Nayana Pinheiro, disse que é necessário essa suspensão de editais, mas ressalta que assim que as atividades forem regularizadas novas datas serão disponibilizadas para a comunidade acadêmica.

As matrículas online para calouros e veteranos (sem pendências), que já tinham sido iniciadas, continuarão abertas no sistema até o dia 1 de abril. “Quem tiver acesso à  internet, as matrículas continuam normalmente pelo sistema. Quem precisar fazer as matrículas de forma presencial na coordenação ou no próprio Departamento Acadêmico por qualquer motivo como, por exemplo, problemas de reintegração, tem que aguardar o novo calendário acadêmico”, explicou a pró-reitora. Ela reforça que nenhum aluno ficará prejudicado ou terá a matrícula cancelada.

Com a suspensão do calendário, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ailma do Nascimento, também reforça que os editais programados pela Prop sofrerão alteração de datas, inclusive os que estão em andamento como as especializações. “As residências multiprofissionais e médicas continuam suas práticas nos hospitais. Esses alunos estão atendendo com a supervisão dos preceptores”, disse Ailma. As solicitações de demandas para a pró-reitoria deverão ser encaminhadas via Sistema Eletrônico de Informação (SEI), e a submissão de projetos de pesquisa e declarações pode ser feitos pelo Sigprop.

Serviços da Biblioteca

Os serviços de devolução e entrega das bibliotecas da Uespi estão suspensos. “Nesse período, não serão contabilizados multas e os alunos podem acessar a parte de empréstimo no site para fazer renovação”, explicou a diretora da Biblioteca Central, Nayla Kedma de Carvalho.

Segundo a diretora, os alunos que precisarem  de ficha catalográfica podem solicitar pelo email:  bcuespi@gmail.com . “Os usuários  também podem pedir informação e tirar dúvidas por esse e-mail que responderemos”, informa Nayla.

Processos on-line

Os processos da Uespi feitos pelos setores administrativos serão realizados  de forma on-line pelo SEI. O pró-reitor de Planejamento e Finanças, Raimundo Isídio, reforça que no setor financeiro as demandas são executadas pelo sistema e que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) tem cumprido o calendário de pagamentos. “Segundo a Sefaz, a Uespi é o único órgão fora da saúde com liberação nesses dias de pandemia”, disse.

A servidora Renata Teixeira disse que no trabalho remoto todo processo é feito pelo SEI.  “Estou acompanhando todos os processos de casa, tanto pelo SEI como pelo o e-mail, e está sendo executado todos os processos que chegam até o meu setor”, pontua.

O pró-reitor de Administração, prof. Pedro Antônio, reitera que os trabalhos que possam ser executados pelo sistema devem continuar em todos os campi. Os servidores, junto aos seus departamentos, devem alinhar as demandas essenciais para continuar atendendo a comunidade acadêmica.  A portaria instituída pela Administração Superior recomenda que os serviços realizados pelos servidores sejam feitos de suas casas e o servidor somente se deslocará para a instituição em caso de extrema necessidade.

Núcleo de Educação a Distância (Nead) 

No Núcleo de Educação a Distância foi criado um grupo de trabalho virtual para gerir a comunicação dos setores e distribuir as demandas de assistência aos discentes, docentes, coordenadores e colaboradores.

A diretora-geral, Márcia Percilía, ressaltou que  foi passado a orientação para que todos mantenham as atividades previstas na plataforma Moodle, inclusive as avaliações.

Ela pontua que, diante da pandemia e suspensão do calendário, até 30 de abril não será lançado o vestibular do Nead previsto para março. “Não seria possível agora, portanto, estabelecer uma data exata de publicação, mas sim dizer que estamos realizando todos os esforços possíveis para viabilização de novos editais tão logo toda a situação conjuntural permitir”, finaliza Márcia.

A orientação da Uespi para todos é seguir os protocolos da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde quanto ao respeito e execução do isolamento social como medida preventiva de combate à Covid-19. Os canais de comunicação institucional estão abertos para mais dúvidas e informações pelo e-mail: comunicacao@uespi.br

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: