Nesta quarta-feira (29), Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), as autoridades de saúde de Teresina reforçam o alerta para a rapidez no atendimento. O SAMU 192 é a principal via de socorro e, somente entre janeiro e setembro de 2025, o serviço recebeu 234 chamadas relacionadas à doença, o que representa uma média de 26 ocorrências por mês.
Os pacientes com suspeita de AVC são encaminhados prioritariamente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV) e, em alguns casos, ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A diretora do SAMU, Adélia Oliveira, explica que acionar o 192 é vital, pois o HGV e o HUT não operam em esquema de "portas abertas" para casos de AVC.
“Se o paciente procurar diretamente outros hospitais, terá que aguardar regulação para transferência para um desses dois hospitais, enquanto o SAMU já realiza esse transporte direto”, destaca Adélia Oliveira.
O tempo é o fator mais decisivo no tratamento do AVC, também conhecido como derrame cerebral. A chamada “janela de tratamento”, o período entre o início dos sintomas e a intervenção médica, é de até 4,5 horas para o AVC isquêmico (causado por obstrução). Dentro desse prazo, é possível administrar medicamentos trombolíticos, que podem dissolver o coágulo e reduzir drasticamente as sequelas.
Adélia reforça o alerta: “É fundamental agir rápido. Quanto antes o paciente for atendido, menores os riscos de sequelas.”
Sintomas e Prevenção
O AVC ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido (isquêmico) ou quando há o rompimento de um vaso (hemorrágico).
Os principais sinais de alerta que exigem a ligação imediata para o SAMU são:
Fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo.
Dificuldade para falar ou compreender a fala.
Alterações na visão.
Perda repentina de equilíbrio.
Dor de cabeça intensa e súbita.
A data também serve para reforçar que a prevenção é a melhor arma. Adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e o controle rigoroso da pressão arterial, são medidas essenciais para evitar a doença.
Fonte: PMT