
O prefeito Silvio Mendes anunciou, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (26), que irá acabar com o Gabinete Militar (GAMIL) da Prefeitura de Teresina. Segundo o prefeito, o gabinete é redundante, visto que já existe a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semusp). Assim, a medida vem para reduzir despesas.
"Vamos garantir segurança ao patrimônio público com a criação da Secretaria de Segurança Pública, vamos extinguir o Gabinete Militar da Prefeitura. Ele é redundante e é preciso reduzir despesas para aumentar investimentos na educação e saúde. Isso é prioridade, então onde tiver despesas que possam ser reduzidas, será feito", disse.
Além disso, o prefeito anunciou a realização de concurso para Guarda Civil Municipal (GCM). "A consequência disso é que será aberto um concurso para a Guarda Civil Municipal, que tem um novo perfil aprovado pelo STF, e naturalmente garantir para o cidadão uma prestação de serviço mais eficiente que hoje eles não têm e reclamam, com razão", destacou Silvio.
A intenção é dobrar o efetivo atualmente disponível, que é de 317 guardas municipais. Desses, apenas 258 estão na ativa, segundo informou o secretário de Segurança de Teresina, Coronel Wagner Torres.
"Com esse concurso que ele acabou de anunciar, nós vamos dobrar o efetivo. Portanto, a perspectiva é para 300 vagas", disse.
Fonte: PMT