Geral

SEMPI

Secretarias da Mulher e da Justiça reforçam colaboração para proteger mulheres

Em reunião, foi discutido o aprimoramento do monitoramento através das tornozeleiras eletrônicas para agressores com medidas protetivas relacionadas à violência doméstica.

da Redação

Terça - 16/07/2024 às 15:15



Foto: Governo Piauí/Divulgação Secretarias da Mulher e da Justiça
Secretarias da Mulher e da Justiça

Nesta terça-feira (16), a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, acompanhada pela gerente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Sempi, Roberta Mara Araújo, participou de uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O objetivo foi discutir o aprimoramento do monitoramento através das tornozeleiras eletrônicas para agressores com medidas protetivas relacionadas à violência doméstica. Isso reforça o compromisso do Governo do Estado em implementar medidas efetivas para proteger as mulheres e combater a violência doméstica.

A secretária Zenaide Lustosa aproveitou a visita para conhecer de perto a Central de Monitoramento das tornozeleiras eletrônicas e dos dispositivos de botão do pânico utilizados por mulheres em situação de risco. “Atualmente, 44 mulheres estão sendo acompanhadas, com seus agressores monitorados de perto. Muitas delas também utilizam o botão do pânico, uma medida para garantir sua segurança em caso de aproximação do agressor”, explicou.

Ela enfatizou ainda a importância das denúncias para que o Estado possa oferecer suporte adequado e salvar vidas. “Esta parceria fortalece nossas políticas de justiça e enfrentamento ao feminicídio, integrando ações que visam proteger e promover a justiça para as mulheres em situação de vulnerabilidade”, concluiu a secretária.

O secretário de Justiça, Carlos Augusto Gomes, ressaltou a importância do encontro e destacou o compromisso da Sejus em garantir a eficácia do monitoramento de indivíduos violentos. “Na Secretaria de Justiça, monitoramos diversas pessoas, especialmente homens que cometem violência contra suas parceiras. Temos a responsabilidade de cumprir rigorosamente as determinações judiciais para garantir a segurança das vítimas”, afirmou, frisando ainda a necessidade de buscar alternativas eficientes para combater a violência contra a mulher, uma realidade presente em todos os níveis da sociedade. 

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: