Geral

LEVANTAMENTO

Seca no Piauí apresenta leve melhora em agosto, mas áreas críticas permanecem

pesar da redução em alguns indicadores, o estado ainda enfrenta regiões em condição de seca moderada, mantendo a atenção das autoridades

Da Redação

Terça - 02/09/2025 às 11:09



Foto: SECOM/PI Seca no Piauí
Seca no Piauí

O Piauí registrou uma leve melhora nas condições de seca durante o mês de agosto, segundo o Monitoramento de Secas e Impactos no Brasil, divulgado pelo Cemaden nesta terça-feira (2). Apesar da redução em alguns indicadores, o estado ainda enfrenta regiões em condição de seca moderada, mantendo a atenção das autoridades.

De acordo com o Índice Integrado de Secas (IIS3), o Nordeste, incluindo o Piauí, continua a concentrar áreas mais críticas, dentro do corredor que também abrange Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso. Comparado a julho, houve redução do número de municípios em condição de seca severa, mas ainda existem localidades enfrentando escassez de chuvas e baixa umidade do solo.

O monitoramento específico em assentamentos rurais do país registrou queda de 15,9% no número de localidades em seca fraca a severa, mas houve aumento de 37,5% em territórios afetados pela seca extrema, especialmente no Norte do país. No Piauí, embora a situação geral tenha melhorado, municípios em áreas mais afetadas permanecem sob alerta.

O estudo destaca que, mesmo durante a estação seca – período naturalmente de menor precipitação –, o monitoramento avalia desvios em relação à normalidade climática, analisando precipitação, umidade do solo, saúde da vegetação e vazão de rios. Isso permite identificar regiões em condição crítica mesmo dentro do esperado para a época do ano.

As projeções para setembro indicam tendência de atenuação da seca em todo o país, incluindo o Piauí, mas autoridades reforçam a necessidade de acompanhamento constante para proteger a agricultura, abastecimento de água e ecossistemas locais.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: