Geral

EXPANSÃO

Iphan amplia sistema de licenciamento ambiental automatizado para o Piauí

O Saip, lançado em 2021, é uma ferramenta que automatiza a análise de licenciamentos ambientais, utilizando georreferenciamento

Da Redação

Terça - 02/09/2025 às 11:03



Foto: Luiz Brandão Estação Ferroviária de Teresina, sede do IPHAN no Piauí
Estação Ferroviária de Teresina, sede do IPHAN no Piauí

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou nessa segunda-feira (1º) a expansão do Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio (Saip) para o Piauí, além de Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amapá.

O Saip, lançado em 2021, é uma ferramenta que automatiza a análise de licenciamentos ambientais, utilizando georreferenciamento para identificar interferências em bens culturais e agilizar a emissão de anuências e Termos de Referência Específicos (TREs). Antes, a análise era feita manualmente pelo corpo técnico do Iphan.

No Piauí, o sistema permitirá que os projetos de infraestrutura passem a ter parte do processo de licenciamento ambiental analisado automaticamente, acelerando procedimentos e garantindo maior controle sobre impactos ao patrimônio histórico e artístico. Desde a implementação do Saip nos estados, 85 Fichas de Caracterização das Atividades (FCAs) foram protocoladas na esfera estadual e municipal, sendo que 63,5% foram analisadas automaticamente.

O coordenador-geral de Licenciamento Ambiental do Iphan, Herbert Moura, destaca que o sistema terá cobertura nacional até 2026. “Desde a implantação do Saip, a quantidade de estudos de impacto solicitados para patrimônios materiais aumentou mais de 400%, o que representa um avanço significativo no monitoramento e proteção do patrimônio”, afirmou.

A ferramenta moderniza o processo de análise: o empreendedor baixa a FCA, preenche e entrega ao Iphan digitalmente. Em seguida, o documento entra no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), onde é analisado pelos técnicos e recebe o TRE em até 15 dias.

Fonte: GOV.BR

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

#iphan #piauí