São cada vez mais comuns os acidentes domésticos causados por vazamentos de gás GLP (gás liquefeito de petróleo), também conhecido por gás de cozinha. Em caso de vazamento, apenas uma faísca é o suficiente para dar início à reação de combustão que muitas vezes evolui para uma explosão. Até mesmo ligar uma lâmpada pode causar um acidente.
Em 2022, uma explosão destruiu os restaurantes Vasto e Coco Bambu na zona Leste de Teresina. Ninguém ficou ferido, mas os prédios e estabelecimentos próximos sofreram diversos danos materiais. Um vazamento de gás teria ocasionado o acidente.
Em novembro de 2024, um prédio com 2 andares e 8 apartamentos desabou no bairro Cidade Universitária, em Maceió (AL), deixando três mortos e cinco feridos. Uma explosão causada pelo vazamento de gás de cozinha ocorreu no térreo do edifício.
Na noite dessa quinta-feira (16), uma explosão causada por um vazamento de gás em um kitnet deixou duas pessoas feridas e casou um incêndio que destruiu móveis e eletrodomésticos do imóvel. O acidente aconteceu no Centro de Campina Grande, na Paraíba.Uma das vítimas, um homem de 49 anos que residia no local, sofreu queimaduras de segundo grau nos braços e em boa parte do corpo. Ele foi encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde permanece internado em estado estável. A segunda vítima, um porteiro de um prédio próximo, sofreu queimaduras leves nas mãos ao tentar ajudar e foi atendido no local.
O que fazer para identificar o vazamento?
O primeiro sinal é o "cheiro de gás". Se sentir o odor tradicional de gás, não acenda a luz, não use aparelhos eletrônicos, incluindo telefones celulares, nem acione interruptores de energia elétrica. Imediatamente feche o registro da instalação, abra as janelas e portas, retire as pessoas da casa. Em caso de emergência ligue 193, telefone de emergência do Corpo de Bombeiros Militar.
Boas práticas para evitar acidentes:
- adquira botijões de empresas credenciadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP);
- o botijão não deve possuir amassados, marcas de ferrugem ou qualquer outro tipo de dano. Confira se os lacres estão inviolados;
- o regulador de pressão e a mangueira devem possuir a identificação do INMETRO gravada e estar dentro do prazo de validade;
- não deixe queimadores (como o fogão, por exemplo) aceso sem supervisão;
- não facilite o acesso de crianças ao fogão e ao botijão;
- não instale cortinas, ou mantenha panos de prato e outros materiais inflamáveis no entorno do fogão ou do botijão de gás;
- nunca utilize fogareiro ou lampião diretamente sobre botijões de 8 e 13 kg;
- jamais tente eliminar um vazamento de maneira improvisada e procure pessoas habilitadas para fazer qualquer conserto ou modificação;
- não utilize isqueiro ou fósforo para verificar se há um vazamento, faça o teste da espuma de sabão (coloque espuma sobre a junção da borboleta com o botijão, se a espuma crescer ou borbulhar é sinal de vazamento);
- quando o botijão estiver quase vazio, não deite-o tentando aumentar o aproveitamento, essa prática pode causar acidentes, pois parte do gás encontra-se no estado líquido, pode ocasionar danos e posteriormente vazamentos de gás, bem como romper parte da mangueira.
O técnico Karol Bartolomeu, do O Bandeira Fogões, também explicou ao Piauí Hoje que é preciso ficar atento à data de validade do registro e da mangueira do botijão de gás.
"Se esse material tiver passado do prazo de validade já é um risco muito grande para gerar um vazamento de gás e ser sujeito a esse tipo de explosão", disse.
Ainda, você deve ficar atento ao funcionamento do fogão. "Se a chama do fogão for amarelada, não tiver aquele fogo azul que nós chamamos de fogo ideal ou fogo controlado, isso também é um sintoma de vazamento de gás dentro do fogão. Os vazamentos internos, por mais que pequenos, também podem causar uma explosão", afirma.
O Bandeira Fogões é uma empresa de assistência técnica e manutenção de fogões localizada na rua Teodoro Sobral, no bairro Mafrense, na zona Norte de Teresina. A empresa realiza manutenções preventivas nos fogões e atende a domicílio. Entre em contato pelos números (86) 99427-4783 e 3222-4831.