Geral

AGRICULTURA FAMILIAR

SAF inicia distribuição de sementes e mudas para safra 2025

Estão sendo entregues mais de 220 toneladas de sementes convencionais e 80 de sementes crioulas nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí

Da Redação

Sexta - 10/01/2025 às 12:00



Foto: CCOM-PI sementes e mudas para safra 2025
sementes e mudas para safra 2025

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa de Distribuição de Sementes e Mudas, iniciou a entrega de sementes e mudas nos Territórios dos Carnaubais, em Campo Maior, e no Território dos Cocais, em Esperantina, nesta quinta-feira (9).

Para a safra 2024/2025, foram investidos mais de R$ 7 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Estão sendo entregues mais de 220 toneladas de sementes de feijão e milho e mais de 400 mil mudas de caju.

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou a importância da ação para fortalecer a agricultura familiar e aumentar a produção de alimentos no Piauí. Ela ressaltou que o programa é uma parceria com sindicatos, prefeituras e ONGs, que auxiliam na entrega aos agricultores. “Esse trabalho contribui com o combate à fome, fortalecendo a agricultura familiar e aumentando a produção de alimentos no estado”, afirmou Rejane.

A distribuição iniciou em dezembro, nas regiões do cerrado e do semiárido. Em janeiro de 2025, a entrega continua nos Territórios Entre Rios, Cocais, Carnaubais e Planície Litorânea, para beneficiar cerca de 60 mil agricultores familiares em 12 territórios de desenvolvimento.

A entrega de sementes crioulas e mudas ajuda os agricultores familiares a produzirem alimentos saudáveis em seus quintais produtivos, promovendo também sistemas agroecológicos. Helena Gomes, presidente da Associação das Quebradeiras de Coco do Baixo Parnaíba Piauiense, afirmou que a chegada das sementes é crucial para o início do plantio. “É um momento gratificante, especialmente com as chuvas chegando. Isso nos ajuda a garantir alimentos saudáveis para nossas famílias”, disse.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: