Geral

RFCC-PI realiza palestras sobre o câncer de colo de útero

As atividades voltadas para a prevenção do câncer de colo do útero serão realizadas durante o mês inteiro

Redação

Quinta - 12/03/2020 às 21:23



Foto: Divulgação Campanha
Campanha

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que em 2020 estima-se 16.590 novos casos de câncer de colo do útero em mulheres de todo o país. Em face disso, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), no intuito de alertar a população sobre o assunto, realiza a partir desta segunda-feira (16) rodadas de palestras e em escolas de Teresina sobre esse tipo de câncer em alusão a campanha Março Lilás.

As atividades voltadas para a prevenção do câncer de colo do útero serão realizadas durante o mês inteiro, por meio do Projeto Alertar, que é uma das frentes de atuação da RFCC-PI no papel de informar a sociedade através de palestras e campanhas educativas sobre a prevenção do câncer.

Para a enfermeira Hellen Tyciane, que atua como parceira da RFCC-PI, a campanha do Março Lilás reforçará a preocupação que a entidade tem com as mulheres em relação a prevenção do vírus HPV e do câncer do colo de útero.

"Essa campanha é destinada para as mulheres que estão iniciando sua vida sexual, com intuito de alertarmos elas da prevenção do HPV, através da vacina que é disponibilizada de forma gratuita na rede de saúde pública. Por isso, através do Projeto Alertar estaremos informando a população geral e principalmente as mulheres jovens que estão iniciando a vida sexual sobre o assunto," relatou a voluntária.

A presidente da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer (RFNCC) e da RFCC-PI, Carmen Campelo, afirma que as ações são bastante válidas já que tem como intuito levar a informação para a população. "Precisamos adentrar todos os espaços e disseminar o conhecimento para as pessoas, pois como em todos os tipos de câncer, quanto mais cedo identificado o câncer de colo do útero, mais eficazes serão as formas de tratamento até a cura", disse a presidente.

Sobre o Movimento Estadual Março Lilás 2020

O Movimento Estadual Março Lilás 2020 é realizado originalmente desde 2019 no estado do Amazonas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e Fundação Cecon. Na região norte do país, as ações preventivas contra o câncer de colo do útero promoverão durante todo o mês de março a intensificação de vacinação contra o HPV e a coleta de exames preventivos em todas as cidades.

Programação:

16/03: A partir das 15h no Colégio Objetivo – Teresina/PI;

17/03: A partir das 15h no Instituto Dom Barreto – Teresina/PI;

23/03: A partir das 11h no Colégio Pro Campus – Teresina/PI.

Fonte: Icone noticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: