Geral

CAPACITAÇÃO

RFCC-PI e CONIACC realizam curso de Capacitação em Diagnóstico Precoce do Câncer

O curso on-line acontece nesta quarta (15) e quinta-feira (16), e é destinado aos médicos, estudantes de medicina e enfermeiros do Piauí

Da redação

Quarta - 15/09/2021 às 06:32



Foto: Divulgação Câncer infantil
Câncer infantil

Desde o início desse mês, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) tem prestado apoio à campanha Setembro Dourado, que é uma das ações mais importantes para a discussão da oncologia pediátrica no Brasil. Esse ano, em parceria com a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), a instituição realiza nesta quarta (15) e quinta-feira (16) o curso on-line de Capacitação em Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, destinado a médicos, estudantes de medicina e enfermeiros do Piauí.

A Capacitação em Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil ainda está com as inscrições abertas através do link https://forms.gle/s33ScLe2aCTtbuzaA e será totalmente gratuita. Além disso, os participantes receberão certificados de 8h de participação.  

Diversos profissionais renomados da área oncológica infantojuvenil estarão ministrando palestras durante o curso, entre eles a dra. Ana Escobar, pediatra com doutorado e livre-docência pela FMUSP; o dr. Sergio Petrilli, fundador do GRAAC em São Paulo, com doutorado em pediatria e especialista em oncologia pediátrica; e o prof. dr. Luiz Fernando Lopes, que é diretor do Hospital de Amor (Hospital Infantil de Barretos), entre outros.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que anualmente surjam cerca de 403 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes e que a cada três minutos uma criança morre vitimada pela doença. Em face disso, a presidente da RFCC-PI, Carmen Campelo, reforça que para que ocorra a diminuição dessa estatística é necessária uma ação conjunta da população em identificar os sintomas da doença nas crianças e adolescentes, juntamente com os profissionais da saúde, que precisam diagnosticar precocemente a atividade do câncer na vida dos pacientes infantojuvenis.

“Atuamos durante muito tempo somente alertando a população sobre os sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes. Entendemos que além desse trabalho precisamos também desenvolver uma capacitação em diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil para os profissionais da oncologia pediátrica. Os médicos e enfermeiros do nosso estado já são referência nacional no tratamento do câncer, porém toda capacitação é necessária. Com esse curso traremos mais informações para que os profissionais da medicina identifiquem e diagnostiquem de forma precoce os casos de câncer nas crianças e adolescentes”, disse a presidente Carmen Campelo

Fonte: iconenoticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: