Geral

Regina Sousa e Fiocruz debatem criação de comitê com políticas para o semiárido

Comitê gestor irá englobar Estado e sociedade civil organizada com o objetivo de auxiliar comunidades mais vulneráveis.

Quarta - 30/01/2019 às 11:01



Foto: Paulo Barros Governadora Regina Sousa
Governadora Regina Sousa

A governadora em exercício, Regina Sousa, se reuniu, nesta terça-feira (29), no Palácio de Karnak, com o representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Jorge Machado. Em pauta, o desenvolvimento de um projeto de convivência com o semiárido nos municípios do agreste piauiense.

Funcionando há cerca de um ano e meio, nos municípios de Picos e Ipiranga, o projeto atende comunidades mais afetadas pela estiagem, acometidas pelos males ambientais e sociais causados pela falta de chuva, como pouca produtividade do solo, exposição a doenças como asma, diarreia e dengue.

Segundo Jorge Machado, o objetivo da visita é discutir a implementação de um comitê estadual, com a participação do Governo do Estado, por meio de suas secretarias de Planejamento, Saúde, Educação, Desenvolvimento Rural, além de instituições da sociedade civil organizada, como a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). “Nós trouxemos um balanço sobre o que ocorre nos municípios de Picos e Ipiranga, os territórios onde já atuamos, além de uma proposta de criação de um comitê estadual que possa estar direcionando à ampliação e continuidade dos trabalhos”, relata.

A governadora Regina Sousa pediu para que o pedido fosse formalizado e apresentado ao Estado, tendo em vista a importância de políticas públicas que garantam a qualidade de vida do home do campo, em especial a população mais vulnerável. “A Fiocruz propôs uma parceria para a criação de um comitê estadual, com o intuito de estender esse trabalho de assistência ao sertanejo que eles já realizam. Por meio da estrutura e dispositivos que eles já dispõem, a capacidade de atendimento deles é reduzida. A proposta é uma integração de esforços com o Governo do Estado para torna-lo mais abrangente. Pedi que eles formatassem a propostas para a gente estudar a criação desse comitê”, explica a governadora.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: