Geral

Rally da Safra avalia lavouras de soja em zonas de MAPITOBA

Buscando analisar e fornecer informações das lavouras de soja nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia

Da Redação

Sexta - 23/02/2024 às 11:19



Foto: Divulgação Grãos de soja
Grãos de soja

O Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, iniciará uma nova etapa a partir da próxima segunda-feira (26), avaliando lavouras de soja nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. A expedição irá percorrer as regiões de Colinas do Tocantins e Campos Lindos no Tocantins, Balsas e Tasso Fragoso no Maranhão, e Uruçuí no Piauí. 

 Em março, a equipe técnica estará na região de Barreiras, na Bahia. O objetivo é analisar as condições das lavouras de soja em diversas regiões do Brasil, fornecendo informações importantes para o mercado agrícola e para os produtores rurais.

No Piauí, onde 12% das áreas tiveram que ser replantadas devido ao atraso no plantio devido à irregularidade das chuvas, a expectativa de produtividade é de 55,5 sacos por hectare. Já na Bahia, onde 15% das áreas passaram por replantio, a previsão é de 60 sacas por hectare. A expedição busca avaliar as lavouras com a colheita em andamento, considerando as diferentes épocas de plantio.

Até o momento, o Rally já percorreu quase 30 mil quilômetros, visitando 125 municípios e concluindo 60% da etapa soja. Devido aos resultados encontrados, a estimativa de safra foi reduzida em 1,6 milhão de toneladas em relação à projeção anterior, chegando a 152,2 milhões de toneladas, 4,7% abaixo da safra anterior. A produtividade média do Brasil foi revista para 55,5 sacas por hectare.

O coordenador da expedição, André Debastiani, ressalta a importância deste momento da safra para avaliação das áreas de soja no MAPITOBA e destaca a análise das diferenças entre as lavouras e as diferentes épocas de plantio.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: