O governador Rafael Fonteles participou, na tarde desta sexta-feira (7), do dia de campo da Fazenda Insolo, na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, e conferiu a implementação do projeto de irrigação sustentável do empreendimento, que permite que a produção aumente cinco vezes na mesma área plantada. Além disso, foi realizada uma exposição de novas tecnologias que estão sendo utilizadas nas produções agrícolas para controle de pragas, ervas daninhas e tratamento de sementes.
Rafael Fonteles, que assumiu a presidência do Consórcio Nordeste nesta semana, confirmou aos produtores rurais que busca, junto aos ministérios das Minas e Energia e da Agricultura, uma parceria para que o Piauí e os outros estados nordestinos possam utilizar o excedente da energia limpa que estão produzindo em projetos de irrigação.
"Estive essa semana em reunião com os ministros Carlos Fávaro, Alexandre Silveira e Valdez Góes, exatamente tratando do próximo desafio, que é conseguir abastecer com energia de qualidade essa irrigação que é complementar, aproveitando a água da chuva, conduzindo de forma sustentável, para só complementar a irrigação", disse o governador, que também visitou a construção de um poço que servirá para abastecer os reservatórios de irrigação da fazenda.
O proprietário da Fazenda Insolo, Ricardo Faria, explicou que o projeto de irrigação será implementado em uma plantação de 400 hectares. Cada pivô (de irrigação) tem mil metros de raio, com uma vazão de 500 litros por hora, sendo totalmente sustentável. "Nós temos o asfalto, a infraestrutura, a pedra fundamental do nosso projeto de irrigação, com uma integração de presente e de futuro. O nosso grande projeto para o futuro é a irrigação", afirmou.
Durante o dia de campo, houve exposição de ferramentas tecnológicas que estão contribuindo para a eficiência da produtividade. "Sempre na direção do aumento de produtividade, do aumento de produção, do aumento de tecnologia, do aumento da pegada ambiental, essa fazenda é exemplo, usando 50% de biológicos na produção. Nós já enxergamos um empreendedor sério, determinado e com muita vontade de desenvolver o Piauí. Esse é o terceiro dia de campo que eu venho, e a gente vê que aquilo que conversamos está acontecendo. Toda nossa bancada também está contribuindo com emendas para desenvolver a infraestrutura necessária", comentou Ricardo Faria.
O evento reuniu diversos produtores, especialistas e empresários da área de tecnologia, ferramentas e soluções agrícolas. "Hoje, a importância de participar dessa feira é o desenvolvimento da tecnologia no campo. Temos agricultura de precisão, controle de ervas daninhas e pragas totalmente sofisticados, feitos por drones, sem ter o manejo da mão de obra diretamente com insumos. Além de incrementar os negócios, a gente faz bastante networking para conseguirmos implementar mais tecnologias futuramente", afirmou Júnior Araújo, representante comercial do Grupo Tala.
"Para nós, que somos uma empresa focada em soluções agrícolas, onde o manejo é de fundamental importância para a sustentabilidade da agricultura, a Corteva possui um portfólio preparado para atender às necessidades dos nossos clientes com tratamentos de sementes, inseticidas, fungicidas e produtos biológicos. Para nós, é muito importante estar aqui, tendo contato direto com o produtor, mostrando as nossas soluções e nossas inovações, sempre focadas em sustentabilidade e rentabilidade", finalizou Joabe Gonçalves, gerente de marketing da empresa Corteva Agriscience.
Fonte: CCOM/PI