O governador Rafael Fonteles se reuniu, nessa quinta-feira (16), com representantes da Unidade de Saúde Digital e Sistemas de Informação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em Nova Iorque. Durante o encontro, ele apresentou o Programa Piauí Saúde Digital e o Pacto pelas Crianças do Piauí à Organização das Nações Unidas (ONU). Essas duas iniciativas, implementadas no estado, estão sendo disponibilizadas como modelos para possíveis colaborações e aplicações em outras regiões do mundo.
Programa Piauí Saúde Digital
O Programa Piauí Saúde Digital é pioneiro no Brasil e tem como objetivo ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde em todo o estado do Piauí. Utilizando telemedicina e outras tecnologias digitais, o programa visa superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, garantindo acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense. O projeto piloto foi iniciado em Piripiri, alcançando uma cobertura de 100% das unidades básicas de saúde. Até 23 de fevereiro de 2024, foram realizados 30.397 atendimentos por meio de teleconsultas e 20.504 exames, incluindo eletrocardiograma, mamografia, radiografia e tomografia.
Pacto pelas Crianças do Piauí
O Pacto pelas Crianças do Piauí visa oferecer mais qualidade de vida às crianças do estado. A meta é realizar 19.500 atendimentos ainda neste ano e chegar a 136 mil crianças atendidas até 2026. O investimento aumentará gradativamente, chegando a R$ 6,6 milhões até 2026. Essa iniciativa apoia os municípios piauienses no atendimento à primeira infância, abrangendo áreas como saúde, educação e assistência social. A parceria entre o governo do estado, o UNICEF e a prefeitura de Piripiri demonstra o comprometimento conjunto em prol da comunidade e do bem-estar das crianças.

O UNICEF é uma organização internacional que promove os direitos e o bem-estar de crianças e adolescentes em todo o mundo. A Unidade de Saúde Digital e Sistemas de Informação do UNICEF lidera a transformação digital nos sistemas de saúde, utilizando análise de dados, informações geoespaciais e inteligência artificial para melhorar o atendimento básico de saúde em escala global A tecnologia está sendo aplicada para garantir a universalização da vacinação, exames necessários e acompanhamento pré-natal, contribuindo para o sucesso dessas iniciativas no Piauí.
O Programa Piauí Saúde Digital completa um ano com mais de 40 mil atendimentos no estado e já é referência no Brasil. Iniciado em abril de 2023 como piloto nas cidades de Piripiri e Lagoa de São Francisco, o programa se expandiu e está presente em 60 municípios do Piauí. O serviço é realizado nas Unidades Básicas de Saúde dessas cidades, beneficiando os moradores de diversas localidades.

O Saúde Digital utiliza a telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, garantindo o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense. O programa oferece teleconsultas e telediagnósticos em diversas especialidades, como psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria e endocrinologia. Por onde foi implantado, tem contribuído para zerar filas de espera e melhorar a rede de serviços de saúde.
O superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, Dirceu Campelo, destaca que o Saúde Digital será implantado em todas as cidades do estado até dezembro de 2024. Além disso, o programa foi apresentado ao UNICEF e consultores do Selo UNICEF, consolidando sua relevância na área de saúde.
Em outra frente, o governador Rafael Fonteles aproveitou sua visita à sede do Itaú Unibanco em Nova Iorque para discutir oportunidades de investimentos no Piauí com economistas. A empresa, com operações em 19 países, oferece serviços financeiros e tem uma visão abrangente do mercado financeiro americano e brasileiro.
Fonte: Governo do Piauí