Geral

HONRA

Professor Fonseca Neto recebe o título de Cidadão Oeirense

A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Oeiras, Expedito Martins

Da Redação

Sábado - 01/06/2024 às 17:25



Foto: Reprodução Professor de História da Uespi, Antônio Fonseca
Professor de História da Uespi, Antônio Fonseca

O advogado, vice-presidente da Academia Piauiense de Letras e professor de História da Universidade Federal do Piauí, Antônio Fonseca dos Santos Neto, de 71 anos, foi agraciado segunda-feira (27), em sessão solene especial, com o título de Cidadão Oeirense, na Câmara Municipal de Oeiras.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Oeiras, Expedito Martins. A honraria foi entregue ao homenageado em relevância aos bons serviços prestados ao município. Fonseca Neto, como é mais conhecido, é titular da coluna Proa & Prosa, no portal Piauí Hoje.Com.

Além de acadêmico, ocupante da cadeira 1 da APL e das Academias de Letras de Pastos Bons e de Passagem Franca, é presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. O acadêmico Zózimo Tavares participou da mesa dirigente, representando a Academia Piauiense de Letras.

A acadêmico Dilson Lages parabenizou o acadêmico. “Parabéns pela nova cidadania do sempre oeirense, que vive a história da invicta Oeiras como a de sua Pátria, no sentido verdadeiro do termo”, enfatizou.

Marcelino Barroso, assessor especial da presidência da APL, também comentou sobre a homenagem. “O Prof. Dr. Fonseca Neto é merecedor de todas as homenagens que se possam tributar a um cientista que desvelou as mais preciosas riquezas históricas do Piauí e do Maranhão”, afirmou.

Carreira

Antônio Fonseca dos Santos Neto nasceu no dia 16 de fevereiro de 1953, na cidade de Passagem Franca, Estado do Maranhão. Migrou para Teresina no final do ano de 1969, onde completou a Escola básica, realizou o ensino médio e cursos de graduação universitária. Pós-graduação fez em Minas Gerais (Especialização), Teresina (Mestrado) e São Luís, MA (Doutorado). É docente universitário, em cuja condição dedica-se à pesquisa e estudos na área de Humanidades, ou como se queira chamar as Ciências do Homem. Sua contribuição mais ilustrativa é no campo da Historiografia. Sua obra publicada encontra-se em diverso suporte escriturístico, especialmente em revistas e livros de sua especialização profissional relacionada aos estudos históricos e às Ciências Sociais. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: