O juiz José Sodré Ferreira Neto, da Comarca de Valença do Piauí, acolheu a denúncia do Ministério Público do Piauí e tornou réu o prefeito de Valença, Marcelo Costa e Silva (Progressistas), por acusação de violência psicológica contra a ex-vereadora Francisca Íris Lima Verde Rêgo Moreira.
Segundo o inquérito policial, o prefeito enviou um áudio de 29 minutos e 55 segundos para a ex-vereadora por meio de aplicativo WhatsApp e continha diversas ofensas contra ela. No áudio ele a chamava de "maléfica, dissimulada, nojenta, câncer, moleca", entre outras ofensas. Em determinado momento do áudio, Marcelo Costa ameaçou 'torar' o braço da ex-vereadora caso ela continuasse criticá-lo.
O juiz entende que houve dano emocional contra Íris Lima, “prejudicando e perturbando seu pleno desenvolvimento, mediante ameaça, constrangimento, humilhação e ridicularizarão, causando-lhe prejuízo à sua saúde psicológica”.
Se condenado, o prefeito pode pagar pena de seis meses a dois anos de reclusão e multa. Marcelo Costa disse que ainda não foi notificado.