
Patrícia Alencar (MDB), prefeita de Marituba, no Pará, virou alvo de críticas nas redes sociais após a circulação de um vídeo em que aparece dançando forró de biquíni no quarto de casa. A gravação, publicada inicialmente em um perfil privado, acabou vazando e se espalhou rapidamente por aplicativos de mensagens, provocando reações diversas entre eleitores, apoiadores e adversários políticos.
Aos 37 anos, natural de Bodocó, interior de Pernambuco, Patrícia está no segundo mandato à frente do Executivo municipal, reeleita em 2024 com expressivos 71,36% dos votos válidos. Em resposta à repercussão, a prefeita classificou as críticas como “machistas” e reforçou, em publicação no Instagram, seu direito à liberdade: “Mulher pode ser trabalhadora, mãe e ‘bonitinha’”, declarou.
A repercussão do vídeo reacendeu o debate sobre a vida pessoal de figuras públicas e os limites da exposição fora do ambiente institucional. Enquanto aliados defendem a prefeita como uma mulher livre e empoderada, opositores argumentam que o episódio compromete a imagem do cargo.
Divorciada, com ensino superior incompleto e filiada ao MDB, Patrícia Alencar tem presença marcante nas redes sociais e frequentemente compartilha além das ações do governo, momentos do cotidiano.