Geral

Ponte Estaiada será palco de circuito de mountain bike neste sábado (30)

A prova é na modalidade Olímpica XCO e conta pontos em ranking nacional

Quarta - 27/03/2019 às 19:03



Foto: Renato Bezerra Ponte Estaiada
Ponte Estaiada

No próximo sábado (30), as trilhas do parque ambiental da Ponte Estaiada serão palco de um circuito de mountain bike. É a 8ª edição da prova Short Track PPR Giro Radical, que espera cerca de 150 atletas de todo o Brasil. A prova conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).

A competição acirrada, que será realizada no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, levará um verdadeiro festival ao local, pois está sendo preparado para o público uma feira de negócios, festival musical, gastronomia, exposições e espaço kids.

A organização espera que o público contemple o desempenho dos atletas nas dificuldades das trilhas e obstáculos localizados no bosque na beira do Rio Poty, local considerado um trunfo, pois há pouquíssimas provas no país que acontecem dentro de um centro urbano. A ideia de realizar a competição no local surgiu há oito anos com o proprietário da Giro Radical, segundo Daniel Freitas, organizador do evento. Ele explica que as trilhas são propícias para a prática do esporte.

“As trilhas do local são propícias para a prática do mountain bike, pois possui uma grande variedade de caminhos e obstáculos que podem ser aproveitados para criar um percurso que satisfaça ciclistas de todos os níveis. Além de disso, a localização é privilegiada, um pedaço da natureza em meio à zona urbana. Isso foi fator determinante, gerando uma visibilidade maior ao evento e exaltando este importante ponto turístico da cidade de Teresina”, esclarece.

Ainda de acordo com a organização, a prova de ciclismo Mountain Bike Cross Country Olímpico conta com pontos para os ciclistas que buscam pontuação em nível nacional. Isso significa que as provas executadas em solo teresinense somam pontos no ranking nacional para atletas que buscam melhorar seus índices para o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Uma grande mudança nesta oitava edição é o horário da prova, que terá início às 16h com a largada e a última bateria iniciando às 19h20, desafio extra para os atletas que terão que mostrar suas habilidades durante a noite no percurso emocionante.

Para o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, eventos esportivos desta dimensão são importante para a consolidação da Ponte Estaiada como palco de grandes eventos em Teresina. “Nossa ponte como palco e a competição trazendo mais visitantes à cidade fortalece não só questões turísticas, mas da autoestima da cidade. A Prefeitura, por meio da Semdec, tem apostado cada vez mais nestes eventos para atrair público e fortalecer a imagem da ponte”, explica.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: