Geral

Piauienses irão representar o Brasil em feira internacional e precisam de ajuda

O professor Victor Eduardo e o aluno Gonçalo Ponte irão participar da Regeron ISEFF

Da Redação

Sexta, 31/03/2023 às 11:48



Foto: Reprodução Gonçalo Ponte e sua equipe pedem ajuda para irem à Feira Regeneron ISEF 2023
Gonçalo Ponte e sua equipe pedem ajuda para irem à Feira Regeneron ISEF 2023

O projeto do professor Victor Eduardo e do aluno Gonçalo Ponte Leite, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Diocesano, foi classificado para Regeron ISEF, a feira internacional de Ciências e Engenharia, que acontecerá no estado do Texas, nos Estados Unidos. No entanto, a equipe precisa de ajuda financeira para participar do evento e pede ajuda à população para custear o passaporte e visto. Esta é a priemira vez que o Piauí vai representar o Brasil na Regeron ISEF.

A feira científica vai ocorrer nos dias 14 a 19 de maio deste ano. O projeto também recebeu outras importantes premiações durante a 21ª Febrace que aconteceu de 20 à 24 de março em São Paulo e reuniu mais de 200 projetos de todos os estados do Brasil. 

O projeto, "Análise da viabilidade e eficiência da filtragem de cor na quantificação do percentual de cobertura arbórea no processamento de imagens de satélite", feito pelo aluno sob orientação do Analista de Desenvolvimento Maker, Victor Eduardo foi apresentado junto a projetos feitos por professores e alunos do Brasil inteiro na Febrace em São Paulo.

O projeto piauiense foi finalista e surgiu quando o professor Victor Eduardo percebeu no aluno Gonçalo Ponte uma predisposição em programação e desenvolvimento de softwares.  

“Em algumas aulas eu dei suporte ao professor Frazão e notei no aluno uma afinidade muito forte com programação. Então, a partir disso, conversei com ele sobre a necessidade de quantificar áreas de impacto ambiental dentro de Teresina e vimos a possibilidade de construir um software que fosse capaz de mensurar estas áreas. O Gonçalo topou participar do projeto, inicialmente com fins apenas de aprendizagem, mas à medida de seu desenvolvimento percebi que seria possível participar da feira”, informou o Analista de desenvolvimento maker, Victor Eduardo.

O aluno destaque no projeto já praticava programação há algum tempo, com temáticas voltadas ao desenvolvimento de jogos, mas foi a partir do diálogo e da pratica dentro do laboratório no Colégio Diocesano São Francisco de Sales que teve o interesse para outras áreas da programação.

“Com o incentivo do Colégio acabei tendo interesse em desenvolvimento de sites e outras áreas. A ideia da temática surgiu depois que o Victor me mostrou uma lei que exige um percentual de arborização em condomínios na cidade. Porém, por conta da fiscalização ser manual, ela acaba sendo lenta e pouco eficiente, além de ter resistência interna dos síndicos. Então pensamos que automatizar a fiscalização seria interessante”, relatou o estudante.

A expectativa de Gonçalo vai além desta feira, o adolescente deseja que o programa desenvolvido neste projeto chegue às entidades públicas para que possa ser usado concretamente na fiscalização em Teresina. 

“A gente sempre almeja o melhor, mas são muitos projetos incríveis e eu acho que todo mundo que esta como finalista tem um bom motivo para estar ali. Eu prefiro não esperar nada, vamos ver o que vai acontecer. Quero que algum órgão veja o projeto para que possa ser implementado e os condomínios irregulares sejam multados”, finaliza.

VAKINHA ONLINE

Para irem ao evento, aluno e professor estão realizando uma campanha de ajuda para custear a viagem.  Eles precisam de apenas R$ 2.600 para levar o nome do Piauí à importante feira internacional de Ciências e Engenharia.

"Gostaria de pedir a sua ajuda por meio de uma vaquinha virtual para cobrir esses custos e nos permitir fazer história na Regeneron ISEF 2023. Somos uma equipe dedicada e empenhada em trazer soluções inovadoras e impactantes para a sociedade, e a participação na Feira será uma oportunidade única para apresentar nossos projetos e representar nossa escola". 

Para ajudar, basta clicar no link abaixo e doar a quantia que você deseja:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/torne-a-minha-apresentacao-em-realidade-ajude-me-minha-equipe-a-pagar-o-passaporte-e-visto-e-fazer-historia-na-febrace

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: