Geral

Piauí volta a ter Lei Seca no fim de semana para combater transmissão do novo coronavírus

Medida será adotada nos dias 23, 24 e 25 de outubro como forma de combate ao novo coronavírus

Valciãn Calixto

Segunda - 19/10/2020 às 14:51



Foto: Divulgação Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

Dias 23, 24 e 25 de outubro, ou seja, este próximo final de semana o Piauí terá a volta da Lei Seca, proibição de venda e consumo de bebidas em locais abertos, como forma de combater a transmissibilidade do novo coronavírus. 

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (19) pelo governador Wellington Dias, que cumpre agenda de inaugurações e homenagens ao Dia do Piauí no litoral, em municípios como Ilha Grande e Parnaíba.

"Estou adotando novas medidas, aprovamos com o COE e teremos a Lei Seca sexta-feira (23), sábado (24) e domingo (25). Vamos tratar uma decisão junto ao TRE com o laudo do COE para que tenhamos mais cuidados nas atividades eleitorais, fazer a campanha como manda a democracia, mas evitando riscos de crescimentos de óbitos e de internados", disse em entrevista à TV Cidade Verde.

Dias também informou que participará de reunião em Brasília, na qual vai tratar sobre uma programação para a vacinação no Brasil. "Amanhã devo ir a Brasília, onde participarei de agenda com os governadores e o ministro da Saúde para ver se a gente sai de lá com uma pactuação sobre a vacinação da Covid", comentou. 

Somente nas duas últimas, o Estado contabilizou aumento de 18% nas mortes por Covid-19. Os dados foram apresentados pelo Comitê de Operações Especiais (COE) durante reunião com o governador Wellington Dias realizada na noite da última sexta-feira (16).

"Lá atrás uma pessoa com coronavírus transmitia para mais três, era perigoso, a gente conseguiu com as medidas conter e chegamos abaixo de uma transmitindo para menos da metade, isso era uma forma segura, mas voltou a crescer. Voltou a crescer a internação, a necessidade de vagas de UTI e de leitos clínicos. Também cresceu o óbito, tínhamos alcançado menos de seis óbitos na média, saímos de mais ou menos 30 na média diária para seis, agora voltamos a ter crescimento, chegando a próximo de dez óbitos por dia, então é isso que a gente quer conter", conta.

"Tenho alertado para uma propagação perigosa, fizemos todo um sacrifício de empresas, setor público e privado, a ideia é de quando sair a vacina ter uma transição segura e vamos precisar de todos, eu sinto que não é só a questão da eleição, tem muita gente sem usar máscara, muita gente sem obedecer distanciamento, sem ter a preocupação da higienização, a população jovem morrendo, não queremos perder seres humanos, em nome disso estamos adotando medidas", disse.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: