Geral

Piauí tem mais duas novas mortes por Covid-19 e recorde de 197 infectados em 24 horas

Homem de 82 anos e técnica de enfermagem foram as vítimas divulgadas pela Sesapi nesta terça-feira (19)

Valciãn Calixto

Terça - 19/05/2020 às 19:46



Foto: Ministério da Saúde Teste para coronavírus
Teste para coronavírus

Dois teresinenses morreram nas últimas 24h em decorrência do Covid-19, são eles um diabético de 82 anos e uma técnica de enfermagem do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ela tinha 60 anos e apresentava comorbidades. Agora são 87 mortos pelo novo coronavírus no Piauí.

Solange Nazaré Chaves Moutinho estava afastada de suas atividades há quase dois meses por pertencer ao grupo de risco para o Sars-CoV-2, desde o último dia 23 de março. Ela procurou atendimento pela primeira vez no Hospital do Buenos Aires, porém com o agravamento de seu quadro clínico foi transferida para o Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgado às 19h30 desta terça-feira (19) mais 197 novos casos foram registrados hoje, sendo 103 mulheres e 94 homens infectados com idades que variam entre 1 ano e 91 anos. Com isso, 2.637 piauienses testaram positivo para o Covid.

Os municípios que tiveram casos confirmados pela primeira vez foram Belém do Piauí, Capitão de Campos, Cabeceiras do Piauí, Curimatá, Hugo Napoleão, Jaicós, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios e Paulistana, assim são 122 municípios com casos do Sars-CoV-2.

O Piauí tem 380 pacientes internados, sendo 244 em leitos clínicos, 134 em UTIs e dois em leitos de estabilização.

Brasil registra mais de mil mortes em 24h pela primeira vez

O Brasil teve mais 1.179 novas mortes registradas em apenas 24h. Com isso, o Brasil já teve 17.971 mortes e 271.628 infectados. Até ontem eram eram 16.792 na segunda e 254.220 casos confirmados.

O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: