Geral

PANDEMIA

Piauí registra 24 mortes e 1.246 novos casos de Covid nesta sexta-feira (19)

Bebê de seis meses está entre os novos casos da doença divulgados no boletim de hoje

Da Redação

Sexta - 19/06/2020 às 20:06



Foto: Divulgação/Sesapi Traslado de paciente com Covid-19 em Teresina
Traslado de paciente com Covid-19 em Teresina

O boletim divulgado nesta sexta-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) traz dados que não entraram no boletim de ontem devido uma pane no e-SUS, ferramenta do Ministério da Saúde que realiza o levantamento e catalogação dos casos ambulatoriais da doença no Brasil. De acordo com o CIEVS, a instabilidade frequente no sistema causa prejuízo na avaliação epidemiológica da evolução do novo coronavírus.

Com isso, os dados de hoje apresentam 1.246 infectados, incluindo um bebê de seis meses, e 24 mortes nas últimas horas. As vítimas são oito mulheres e 16 homens, com idades que variam de 25 a 92 anos.

Entre os 24 mortos, 11 eram teresinenses e seis de Parnaíba. A capital, inclusive, conta com 5.621 infectados, sendo o epicentro da pandemia no Estado. Os demais óbitos são Campo Maior, Luzilândia e Pedro II, Luís Correia, Miguel Alves. Com exceção de três parnaibanos (30, 63 e 80 anos) e uma teresinense (72 anos), as demais pessoas tinham comorbidades relacionadas.

Já dos confirmados, 593 são do sexo masculino e 653 do sexo feminino, com idades que variam de 6 meses a  93 anos. Até o momento, 7218 mulheres positivaram para o novo coronavírus no estado.

Hoje 193 municípios piauienses já possuem registros do Sars-CoV-2, ou seja, 86,16% das cidades. As cidades de Geminiano, Pajeú, Santa Rosa, São Gonçalo e Wall Ferraz foram incluídas na lista. Apenas 31 municípios do estado ainda não foram atingidos pela pandemia.

O Piauí possui 13.813 casos confirmados e 459 óbitos pelo novo coronavírus.

O Piauí já realizou  82.085  exames para detectar o novo coronavírus. Foram 15.193 exames laboratoriais e  66.892 testes rápidos.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 750  ocupados, sendo 461 leitos clínicos, 272 UTIs e 17 leitos de estabilização . As altas acumuladas são 805 e as altas do dia, 24.

MEDIDAS DURAS NO FIM DE SEMANA

O governador Wellington Dias resolveu adotar medidas duras no sábado (20) e domingo (21)com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus no Estado. O transporte intermunicipal de passageiros e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos estarão proibidas. O governo destaca ainda o reforço na fiscalização durante o fim de semana para que a medidas sejam cumpridas em sua totalidade.

ALEPI ADIA RETORNO DE ATIVIDADES PRESENCIAIS

O deputado estadual Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), informou que adiou a data de retomada das atividades presenciais na Casa para o dia 29 deste mês. Ele também informou que ampliou de 500 para mil a testagem para identificar possíveis servidores da Casa Legislativa infectados com a Covid-19.

O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Serviço ao leitor

Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.

Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.

Acesse

Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

http://coronavirus.pi.gov.br

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre: