O Piauí recebeu, na tarde desta terça-feira (8), 35.100 doses da vacina Pfizer. É a maior quantidade do imunizante já entregue ao Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), a vacina será destinada para primeira dose de 5 % das pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades, além de 4% das forças de segurança, salvamento, forças armadas e 12% dos trabalhadores do transporte aéreo.
O governo pretende ampliar a distribuição do imunizante para outras cidades do Estado, além das nove que já estavam sendo contempladas. Para tanto, os municípios precisaram passar por capacitação, sobre armazenamento e manuseio da vacina.
“De acordo com o Ministério da Saúde, cada etapa da vacina Pfizer está sendo acompanhada de treinamentos específicos para promover a garantia do adequado manuseio da vacina, uma vez que a utilização dos imunizantes foi liberada primeiramente para as capitais e no decorrer dos lotes a Anvisa permitiu seu uso por cidades do interior, mediante conservação a temperatura de geladeira, entre 2ºC e 8ºC, por até 31 dias”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.