Geral

Piauí conquista 1° lugar do Nordeste em ranking de acesso ao ensino superior

O estado foi o único dos nove estados da região a ter crescimento, os outros tiveram queda

Jéssica Libânio

Segunda - 23/11/2020 às 13:40



Foto: Seduc Revisão Pré-Enem para alunos de escola pública do Piauí
Revisão Pré-Enem para alunos de escola pública do Piauí

O Piauí alcançou a 1ª posição entre os estados do Nordeste com melhor percentual de matrículas no Ensino Superior. As informações foram divulgadas no Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020, do Movimento Todos pela Educação, com base nas metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

 Os índices educacionais sinalizam aumento na quantidade de jovens de 18 a 24 anos matriculados no Ensino Superior, pois o estado passou de 14% de alunos matriculados na graduação em 2012 para 23,2% em 2018, demonstrando um crescimento de quase 10 pontos nesse índice porcentual. Entre 2018 e 2019, o Piauí registrou crescimento na taxa, enquanto outros estados tiveram quedas. Em comparação aos outros estados brasileiros de todas as regiões, o Piauí possui a nona maior taxa de acesso nessa faixa etária.

Eduarda Rocha, estudante do 4º período do curso de Direto de uma faculdade, sempre estudou em escola pública e é uma das jovens que compõe essa posição. Ela fez o Ensino Médio no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde (Ceeps) "Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez" - Premen Sul e, conta que sempre ia para as revisões do Pré-Enem realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e fazia uso do banco de questões disponibilizado para secretaria. A estudante ingressou na faculdade pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 com direito a uma bolsa de estudos.

"A Seduc disponibiliza ônibus para os alunos quando tem essas revisões. Nos domingos, a gente ia para a escola e de lá o ônibus ia buscar, sempre tinha uma lista que a gente colocava o nome e tinha direito a isso. Nem sempre a gente tinha como ir para esses locais de revisão, então a gente ia pra escola e ficava bem mais prático", comenta Eduarda Rocha.

Maria de Lurdes Lopes, superintendente de Ensino Superior da Seduc, afirma que o crescimento é reflexo dos investimentos realizados pelo Governo do Estado para reforçar o ingresso dos alunos da rede pública ao ensino superior. "No último ano, dez mil alunos conquistaram vagas nas universidades públicas e privadas, seja pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Prouni, Fies, UAB ou UAPI", relata a superintendente.

Dentre esses investimentos está o Pré-Enem Seduc, ferramenta que oferece revisões de auditório em Teresina e no interior, por meio de lives, aplicativo com videoaulas, simulado comentado e correção on-line, transmissões das aulas via plataforma Canal Educação nas escolas, via TV e nos presídios para preparar os alunos. Além disso, a secretaria disponibiliza o aplicativo Canal Educação para celular em que os alunos assistem aulas gravadas e tiram dúvidas com professores.

Fonte: Com informações da Seduc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: