Geral

Perfil no Twitter expõe alunos brancos que podem ter fraudado o sistema de cotas da UFPI

A UFPI informou que está investigando todas as denúncias. Dez alunos foram citados

Alinny Maria

Sexta - 05/06/2020 às 08:19



Foto: Montagem Piauí Hoje Alunos brancos são suspeitos de fraudar sistema de cotas raciais da UFPI
Alunos brancos são suspeitos de fraudar sistema de cotas raciais da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) investiga uma suposta fraude no sistemas de cotas raciais no qual estudantes brancos da instituição teriam sido aprovados em vagas exclusivas para cotistas negros, pardos ou indígenas. Alguns estudantes que supostamente fraudaram o sistema de cotas foram expostos em um perfil no Twitter chamado  @fraudecotaspiauí.

Dois dos estudantes expostos estão matriculados no curso de Medicina, o mais concorrido da instituição. Os alunos não se encaixam no sistema de cotas e o objetivo do perfil na rede social é denunciar que há irregularidades no sistema. Depois de tornar públicas  as supostas fraudes cometidas na admissão de candidatos cotistas da UFPI, o administrador do perfil excluiu a conta no Twitter.

Além das fotos dos supostos alunos fraudadores de cotas, o perfil publicou trechos de listas com os nomes desses estudantes e campos onde estudam. “O que estamos fazendo é só mostrar as falhas do sistema para que sejam corrigidas as injustiças”, disse o perfil.

No total, pelo menos 10 alunos foram expostos. Depois do perfil @fraudecotaspiauí, as denuncias continuaram no @FraudadorcotaPI, que também foi retirado do ar.


Veja a nota da UFPI na íntegra:

Vimos a público reiterar o compromisso da Universidade Federal do Piauí com a sociedade brasileira quanto ao integral cumprimento do disposto legal que regulamenta o acesso ao Ensino Superior pela modalidade de cotas, determinado pela Lei Federal nº12.711/12.

Assim sendo, reafirmamos que não compactuamos com quaisquer tipos de ações fraudulentas que retirem o direito à Educação Pública, Gratuita e de Qualidade conquistados pela população brasileira.

Compreendemos que as cotas se constituem como um importante mecanismo de enfrentamento ao racismo e ao preconceito em nosso país, assim como permitem a reparação de desigualdades econômicas, sociais e educacionais determinadas historicamente no Brasil.

Esclarecemos, ainda, que, a partir do processo seletivo SISU 2019.2, adotamos a validação racial, mediante à implantação das Comissões de Validação de Autodeclaração Étnico-racial, como aprimoramento do processo de seleção para nossos cursos de graduação, bem como numa tentativa de reduzir investidas fraudulentas. 

Além disso, a UFPI tem assumido como padrão de conduta a investigação de todas as denúncias apresentadas, respeitando, sempre, a devida tramitação do processo legal e o direito ao contraditório e à ampla defesa, assim todos os casos apresentados são e continuarão sendo devidamente apurados.  

Por fim, reiteramos nosso compromisso com a busca pela garantia de que os verdadeiros destinatários das ações afirmativas sejam, de fato, aqueles a ocuparem as vagas que lhes são asseguradas, pois só assim poderemos contribuir institucionalmente para a produção de uma sociedade mais justa e cônscia de seus direitos e deveres.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: