
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) iniciou a Operação Páscoa em Teresina para fiscalizar os produtos típicos da Semana Santa. A ação abrange itens comumente consumidos nesta época, coletados em supermercados e outros estabelecimentos comerciais.
Os produtos recolhidos serão analisados no laboratório do Setor de Pré-medidos, incluindo ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados (como azeitona, milho e ervilha), creme de leite, entre outros. Já os brinquedos dentro dos ovos de chocolate serão verificados pelo Setor de Qualidade.
Segundo o diretor do Imepi, Júnior Macedo, além dos produtos, os fiscais também estão verificando as balanças utilizadas para pesagem de pescados em feiras livres. “Estamos monitorando os produtos mais vendidos durante a Quaresma, tanto na capital quanto no interior do estado, para proteger o consumidor de possíveis fraudes”, explicou o diretor.
A fiscalização da Operação Páscoa seguirá até o dia 16 de abril. Em caso de irregularidades, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. Os consumidores que identificarem problemas podem fazer denúncias pelo aplicativo Fala Consumidor (disponível para IOS e Android) ou pelo WhatsApp da ouvidoria do Imepi, no número (86) 99456-1921.
Dicas para o consumidor
Verifique o peso do produto: O peso indicado na embalagem deve ser igual ou superior ao peso real do produto. Caso haja discrepâncias, o consumidor pode pesar o item em uma balança verificada pelo Inmetro no próprio estabelecimento.
Atenção aos ovos de Páscoa com brinquedos: É fundamental que os brinquedos contidos nos ovos de chocolate possuam o selo de certificação do Inmetro e sejam adequados à faixa etária da criança. A embalagem deve trazer a frase: “ATENÇÃO: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. Além disso, deve-se evitar brinquedos com peças pequenas que possam representar risco de sufocamento.
Cuidado com as embalagens: Materiais como arames, tiras metálicas, grampos ou barbantes nas embalagens podem ser perigosos, principalmente para crianças pequenas. Caso ocorra um acidente, o consumidor pode relatar o incidente ao Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).
Pescados congelados: Para peixes congelados, o peso declarado deve excluir a camada de gelo (glaciamento), pois o excesso de gelo pode ser sinal de fraude.
Rotulagem obrigatória: Produtos alimentícios devem conter informações claras e visíveis sobre peso líquido, ingredientes, data de validade e informações do fabricante ou importador. Isso também se aplica aos produtos importados, que devem estar segundo as normas brasileiras de rotulagem, em português.
A Operação Páscoa pretende garantir que o consumidor faça compras seguras e os produtos comercializados sigam as normas de qualidade e segurança.
Fonte: CCOM Piauí