Geral

O que é Growth Hacking e por que sua empresa precisa conhecê-lo

De pequenos começos vem grandes sucessos. Descubra o poder do Growth Hacking

Da redação

Quinta - 30/03/2023 às 10:16



Foto: Divulgação Tecnologia
Tecnologia

Nos últimos tempos, não tem sido nada fácil fugir das conversas sobre Growth Hacking.

Tem gente que diz que essa técnica é a arma secreta do Marketing, a chave para o sucesso, enquanto outros não dão a mínima e acham que tudo não passa de Hype.

Mas, vamos ser sinceros, empresas como Uber, Facebook, Twitter, Dropbox e Airbnb não cresceram do nada, né?

O Growth Hacking é parte fundamental do sucesso dessas marcas, e se você tem um negócio, vale a pena dar uma olhada nesse assunto.

Pensa bem, muitas empresas têm o objetivo de crescer e nunca parar de crescer. Mas como fazer isso? Simples: com o Growth Hacking.

Essa técnica tem ganhado cada vez mais espaço porque mostrou que o crescimento é possível.

Ela representa uma nova maneira de pensar o Marketing Digital e pode ajudar as empresas a se reinventarem, crescerem e até economizarem recursos.

Então, curioso para saber mais sobre o Growth Hacking e como implementá-lo na sua empresa? Sendo assim, não perde tempo e confere o nosso artigo!

Growth Hacking não é coisa de amador: como implementar essa estratégia de sucesso no seu negócio

Se considerarmos "hack" como um atalho ou uma forma astuta de fazer algo, aí sim a compreensão do termo se torna mais clara.

O Growth Hacking, por sua vez, é uma tática de baixo custo que visa aumentar o engajamento e as vendas de um negócio.

Traduzindo para o português simples, é tipo um teste rápido em diferentes canais para encontrar as formas mais eficientes para um negócio crescer, seja ele uma empresa, e-Commerce, Startup ou qualquer coisa assim.

Para isso, é importante escolher as táticas certas e estar alinhado com um objetivo real de negócio. Quer aumentar o público, as conversões ou as vendas? O Growth Hacking pode ser uma ótima opção.

E não pense que isso é coisa de amador. Empresas famosas como Dropbox, AirBNB, Gmail, Pinterest e Hotmail já utilizaram essa estratégia para alcançar resultados incríveis.

A Dropbox, por exemplo, aumentou sua base de usuários em 3900% com um programa simples de indicação. Já o AirBNB conseguiu listar suas propriedades no Craigslist, contornando suas limitações.

Mas não se engane, esses resultados não foram frutos do acaso. As empresas realizaram dezenas de testes antes de encontrar o que funcionava de verdade.

Para ser breve, se você quer fazer seu e-Commerce crescer e conquistar mais gente, o Growth Hacking pode ser uma estratégia bem eficiente.

Basta estar aberto para experimentar diferentes canais e táticas, sempre com um objetivo real de negócio em mente.

A ciência por trás do sucesso

Se tem algo que pode fazer a diferença no e-Commerce é o engajamento dos clientes. E é aí que entra o Growth Hacking, ou o que alguns chamam de Growth Marketing.

E não, não estamos falando de invadir sistemas ou fazer trapaças. O Growth Hacking é mais como uma ciência, que busca experimentar e testar diferentes estratégias para aumentar o engajamento e as vendas de um negócio.

E não é preciso investir rios de dinheiro ou passar horas e horas desenvolvendo campanhas complexas para isso.

Pense naquelas aulas de ciência na escola. Para chegar a uma conclusão, é preciso seguir um método científico, que inclui fazer uma observação, formular hipóteses e realizar experimentos para testá-las.

E é exatamente isso que se faz no Growth Marketing.

Vamos supor que você tenha um e-Commerce com bastante tráfego, mas que as assinaturas da sua newsletter estejam crescendo lentamente.

A observação foi feita, agora é hora de se perguntar: o que pode estar impedindo o crescimento das assinaturas?

A hipótese é de que movendo o botão de inscrição para a parte inferior de cada postagem, as assinaturas aumentarão.

Agora é hora de colocar a hipótese à prova. É hora de testar a sua ideia! É só fazer um teste A/B, mudar o botãozinho de lugar e ficar de olho nos resultados.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: