Geral

SEGURANÇA PÚBLICA

Novo sistema de videomonitoramento do Piauí terá câmeras de reconhecimento facial

O programa SPIA (Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial), será lançado oficialmente pelo governador Rafael Fonteles (PT)

Da Redação

Terça - 15/07/2025 às 12:28



Foto: Montagem/Piauí Hoje Chico Lucas mostra como será o novo sistema de videomonitoramento do Piauí
Chico Lucas mostra como será o novo sistema de videomonitoramento do Piauí

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, acaba de anunciar a implantação de um novo sistema de videomonitoramento que promete integrar tecnologia de ponta, inteligência artificial e atuação estratégica para reforçar as ações de segurança pública. O programa SPIA (Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial), será lançado oficialmente pelo governador Rafael Fonteles (PT), no dia 16 de agosto. 

Por meio do programa, o Governo do Piauí vai instalar mais de 600 postes e mais de 1.200 câmeras, entre equipamentos de captura de placas, câmeras panorâmicas e câmeras fixas de monitoramento em Teresina e Parnaíba, todas conectadas a centros de comando e controle, preparados para análise em tempo real e uso estratégico das informações.

"Vão ser mais de 1.200 câmeras que vão se integrar com todas as outras câmaras do estado Piauí, tanto da educação como da saúde, e também particulares, que serão processados lá no supercomputador que fica na ETIPI, justamente pra fazer a leitura de placa, o reconhecimento facial, a análise do comportamento, tudo isso pra trazer mais segurança", disse o secretário.

Todo o sistema será conectado a Centros de Comando e Controle, preparados para realizar a análise em tempo real e uso estratégico das informações coletadas. O ESPIA vai integrar as câmeras do novo programa com outras já existentes em todo o estado, incluindo dispositivos de monitoramento de escolas, unidades de saúde e até sistemas particulares.

"Um projeto estruturante, pensado para ampliar o monitoramento urbano e potencializar o trabalho nas nossas equipes".

Além de contribuir diretamente para a redução da criminalidade e o reforço da sensação de segurança para a população, o sistema também poderá fornecer dados estratégicos para as prefeituras que solicitarem apoio, fortalecendo a atuação integrada entre Estado e municípios.

"A gente vai trabalhar com segurança, inteligência artificial, tecnologia e inovação, que é a marca do governador Rafael Fonteles".

Em vídeo, Chico Lucas mostrou as câmeras que serão instaladas. Confira:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: