Geral

DUPLA JORNADA

Mulheres dedicam 19 horas a mais do seu tempo na semana com serviço doméstico

No caso das mulheres negras ou pardas, a quantidade de horas sobe para 20 horas semanais

Da Redação

Sexta - 08/03/2024 às 14:56



Foto: Filipe Castilhos/Sul21 Mulheres dedicam 19 horas a mais do seu tempo com serviço doméstico na semana
Mulheres dedicam 19 horas a mais do seu tempo com serviço doméstico na semana

Além do trabalho fora de casa, as mulheres do Piauí dedicam mais 19 horas por semana com afazeres domésticos, o equivalente a 77,27% a m ais do que os homens. Foi revelou a pesquisa “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, publicado nesta sexta-feira (08) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento de dados foi realizado em 2022.

No caso dos  homens acima de 14 anos ocupados no mercado de trabalho dedicavam 11 horas semanais aos afazeres domésticos e ao cuidado de pessoas, 8,5 horas a menos que as mulheres.

Sob o aspecto de cor ou raça, percebeu-se que as piauienses pretas ou pardas ocupadas com o trabalho fora de casa ainda dedicavam 20,1 horas semanais aos serviços caseiros e ao cuidado de pessoas, enquanto as mulheres brancas dedicavam 17,5 horas, ou seja, 2,6 horas a menos que as pretas ou pardas.

Quando comparadas aos homens dessa mesma característica, as mulheres pretas ou pardas dedicavam 20,1 horas semanais a mais com o trabalho doméstico, além de manter um trabalho fora de casa. Os homens pretos ou pardos dedicavam 10,7 horas, ou seja, 9,4 horas semanais a menos.

Já as mulheres brancas dedicavam 17,4 horas semanais àquelas atividades enquanto os homens brancos dedicavam 11,9 horas semanais, ou seja, 5,5 horas semanais a menos que as mulheres, o equivalente a cerca de 32% de horas a menos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: