Geral

Morre Chico Teófilo, fundador do Coral dos Vaqueiros

Chico Teófilo foi operado para retirada da próstata há uma semana

Sábado - 02/02/2019 às 13:02



Foto: Clique União Chico Teófilo durante desfile
Chico Teófilo durante desfile

Morreu Chico Teófilo, fundador do coral dos Vaqueiros e da Associação dos Vaqueiros de União. O ex-vereador morreu na madrugada deste sábado (2), aos 67 anos, no hospital de União, muinicípio a 40 km de Teresina. 

O vaqueiro entrou em depressão depois da morte da esposa, Conceição Pierote, há quatro meses. Chico Teófilo foi operado para retirada da próstata há uma semana. 

O corpo está sendo velado na residência da família, na Rua Benedito Rêgo, ao lado da Associação dos Vaqueiros, no Centro de União. 

Chico Teófilo era dono da Fazenda do Vaqueiro, local onde realizava vaquejada todos os anos no dia 29 de agosto.  Foi vereador de União, fundador e presidente do Coral dos Vaqueiros de União. Fundou também a primeira Associação de vaqueiros do Brasil, a AVAU em União, da qual era o atual presidente. Foi, também, um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de União, SSPU. Foi um dos fundadores e presidente por dois mandatos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE, de União.

Todos os anos estava a frente da tradicional procissão dos vaqueiros e da  vaquejada no dia 29 de agosto na comemoração do Dia do Vaqueiro nos Festejos de São Raimundo nonato em União.

Como vereador, criou o Dia Municipal do Vaqueiro. Depois, com suas influências políticas, conseguiu que o dia 29 de agosto se tornasse Dia Estadual do Vaqueiro e mais a frente Dia Nacional do Vaqueiro, como agora é o dia oficial em todo o Brasil.

Ele recebeu em 2009, o título da Ordem do Mérito Renascença das mãos do governador Wellington Dias.

Nota de pesad do Governo do Estado:

"O Governo do Estado lamenta o falecimento do vaqueiro Chico Teófilo. Chico Teófilo foi vereador do município de União e fundador-presidente do Coral dos Vaqueiros de União. É também criador, e atual presidente, da Associação de Vaqueiros de União (AVAU), a primeira associação desta natureza no Brasil.

Esteve afrente da Procissão de Vaqueiros e da tradicional vaquejada realizada durante as comemorações do Dia do Vaqueiro, em 29 de agosto, nos Festejos de São Raimundo Nonato em União.

Chico Teófilo tinha 67 anos e estava internado no hospital de sua cidade natal. O Governo do Estado se solidariza com familiares e amigos neste momento de profundo pesar".

Fonte: Clique União

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: