A comunidade do povoado Soinho, na zona rural de Teresina, está se mobilizando para evitar que as pessoas continuem jogando lixo na beira da estrada que dá acesso ao povoado.
Os moradores montaram uma espécie de vigilância para orientar quem joga lixo no local, além de realizar a limpeza, na falta de ação da Prefeitura da capital.
Como já havia sido denunciado pelo Portal Piauí Hoje.Com, o lixo está se acumulando em diversos pontos de Teresina e a nova empresa responsável pela coleta, o consórcio Recicle/Aurora, não parece dar conta do trabalho.
Na última semana de agosto, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Teresina, Tatiana Guerra, foi convocada na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre a situação. Segundo Tatiana, a coleta de lixo domiciliar está 100% regularizada e que a Prefeitura está fazendo tudo o que pode ser feito.
O edital de licitação definitiva para contratar a empresa responsável pela coleta de lixo deve ser lançado neste mês de setembro, de acordo com a secretária.