Ouvida na Câmara Municipal nesta quarta-feira (28), a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Teresina, Tatiana Guerra, disse que não há problemas na coleta de lixo na capital. Parlamentares convocaram a secretária para prestar esclarecimentos sobre o acúmulo de lixo em vários pontos da cidade.
Segundo Tatiana, a coleta de lixo domiciliar está 100% regularizada e que a Prefeitura está fazendo tudo o que pode ser feito, o que não parece ser verdade, visto que há lixo acumulado em vários pontos de Teresina, como registrado pelo Piauí Hoje.Com. Confira:
Além dos problemas já existentes, em audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nessa terça-feira (27), o consórcio Recicle/Aurora, nova empresa responsável pela coleta de lixo de Teresina, informou que não poderá recontratar cerca de 600 trabalhadores.
A Litucera, que era responsável pela coleta de lixo na capital, empregava cerca de 2.600 pessoas na coleta de lixo. Em julho, o contrato da empresa com a Prefeitura de Teresina foi suspenso definitivamente pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Somente 2 mil trabalhadores serão recontratados.
"Nossa cidade está um lixão à céu aberto, o problema afeta todos os teresinenses, e não temos uma reposta satisfatória da gestão municipal. Já realizamos três audiências públicas na Câmara de Teresina sobre a temática, e a Prefeitura não resolve a problema do lixo da nossa cidade", disse o vereador Luiz Lobão (MDB), autor da convocação da secretária.
Segundo a secretária Tatiana Guerra, a empresa Recicle/Aurora ainda está adquirindo maquinário e recontratando pessoal, por isso podem haver percalços na coleta de lixo. Ainda, informou que a empresa pediu o prazo de até dia 30 de setembro para retomar os serviços de forma completa.
A secretária Tatiana Guerra também informou que já existe previsão para a realização da licitação definitiva da coleta de lixo, mas que ela não é mais de responsabilidade da Semduh e sim da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema). O edital de licitação regular deve ser lançado em setembro.