A imagem do apresentador brasileiro Ratinho viralizou nas redes sociais após a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pelo governo dos Estados Unidos na madrugada desse sábado (3). O conteúdo sugere que um jornal chileno teria cometido uma gafe ao usar a foto do comunicador para representar o líder venezuelano.
No entanto, a publicação não é verdadeira. Trata-se de uma montagem. A imagem original foi exibida em 24 de fevereiro de 2024, no telejornal Meganoticias, do Chile, em uma reportagem sobre países aliados da Rússia e da Ucrânia, em guerra desde 2022.
A falsa confusão foi divulgada pelo perfil do Instagram “Cacetadas do Ratinho” e ganhou ainda mais repercussão após o próprio apresentador republicar a postagem em sua rede social.
De acordo com o site Itatiaia, a versão manipulada que circula nas redes sociais, além de Ratinho aparecer no lugar de Nicolás Maduro, o presidente da China, Xi Jinping, é representado pela imagem do personagem Ursinho Pooh, o que evidencia o caráter falso do conteúdo.
Imagem original exibida no jornal chileno / Reprodução
Já na exibição original, Xi Jinping e Nicolás Maduro aparecem corretamente retratados, ao lado de Ebrahim Raisi, então presidente do Irã, e Alexander Lukashenko, presidente da Bielorrússia.
Apesar da fake news, os internautas brasileiros brincaram e afirmaram que Ratinho realmente se parece com Nicólas Maduro. “Tem que fazer DNA”, brincou um internauta.
Nicolás Maduro à esquerda e Ratinho à direita / Montagem - Piauí Hoje
Fonte: Piauí Hoje com informações de Itatiaia