Geral

CURIOSIDADE

Curiosidade de menino sobre casal de cupins viraliza na Internet

Na rede social o garoto pede ajuda a um biólogo do porquê dois insetos se mantêm unidos mesmo com a tentativa de separá-los. Ao Piauí Hoje, o pesquisador Lucas Ramos explicou o fato

Da Redação

Quinta - 16/05/2024 às 18:56



Foto: TikTok / @franktais01 Garoto questiona porquê insetos não se separam
Garoto questiona porquê insetos não se separam

Um garoto identificado por Frank compartilhou uma dúvida que viralizou esta semana na rede social TikTok. Ele gravou dois insetos que pareciam grudados um ao outro e quis saber o porquê de os bichos não se separarem, mesmo com a tentativa de "desgrudá-los". No perfil oficial do menino o vídeo já acumula 7,5 milhões de visualizações e 28.100 comentários, vários deles também querendo descobrir a razão da união. Ao Piauí Hoje.Com o professor e pesquisador sobre insetos da Universidade Estadual do Piauí em Campo Maior, Lucas Ramos, explicou como a união se deu.

O menino sensibilizou a internet ao questionar:

"Eu não sei se algum biólogo vai me notar, só que achei esses animal aqui que só anda junto. Eles só anda junto. Se eu separar, essa daqui vai ficar procurando até achar essa daqui. Alguém me explica, por favor" implora o garoto no vídeo de 24 segundos compartilhado na rede social.

Na sessão de comentários, diversos internautas também ficaram curiosos para saber a razão da união.

Internautas compartilham as dúvidas nos comentários 

Alguém explica eu tbm quero saber agr.

Mano que interessante, mas o que significa?????"

Eu procurando algum comentário explicando o menino rsrsr.

Mano que daora (fiquei genuinamente curiosa) Disseram alguns.

Outros foram bem humorados e associaram a junção dos insetos à dependência emocional.

acho que é dependência emocional.

sou eu na escola com minha amiga. Afirmaram outros internautas.

O fato curioso que gerou a dúvida no garoto se refere a dois cupins, um macho e uma fêmea, que saíram de suas colônias originais em busca de iniciar uma nova, onde a fêmea se torna rainha e o macho, rei. Esse comportamento se chama "corrida tandem". 

Ao Piauí Hoje.Com o pesquisador da Universidade Estadual do Piauí Lucas Ramos explicou como ocorre esse fenômeno.

Esses insetos são cupins. Os cupins normalmente não possuem asas, mas durante o período reprodutivo algumas castas por meio de estímulos ambientais desenvolvem asas. Os machos e fêmeas que desenvolvem asas saindo cupinzeiro para fazer uma nova colônia. Quando caem no chão e perdem as asas, eles formam uma nova colônia. A fêmea libera feromônios que fazem com que o macho acompanhe ela. É por causa disso que no vídeo eles estão "grudados". A fêmea está liberando substâncias que atraem o macho, para eles encontrarem um local e formarem uma nova colônia", disse o professor.

Confira o vídeo do garoto:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: