
Em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a LGBTQIfobia, o Grupo Matizes e a Coordenação de Direitos Humanos da Prefeitura de Teresina vão promover uma série de serviços para a comunidade LGBTQI+ e demais teresinenses interessados, nesta sexta-feira (17). Diversos serviços serão disponibilizados em uma ação que será realizada na Rua Climatizada, no Centro de Teresina, das 8h às 13h.
Segundo a vice-coordenadora do Matizes, Marinalva Santana, a ação é um convite à reflexão e ao diálogo sobre os direitos de uma população historicamente excluída de direitos básicos. “O 17 de maio é um marco na luta pelos direitos humanos e pela dignidade da população LGBTQI+. É um dia para reafirmarmos nosso compromisso com a cidadania e a igualdade, e para lembrarmos que ainda há muito a ser feito para combater a violência e a discriminação”, afirma.
Na ação, serão oferecidos serviços gratuitos como expedição de documentos; assistência jurídica; promoção da saúde e testagem para HIV. O evento também terá o Balcão da Empregabilidade LGBTQI+ e Feirinha de Empreendedores LGBTQI+.
"É uma ação que nós estamos fazendo para conclamar LGBTs que estão querendo se inserir no mercado de trabalho. É só levar o currículo, nós teremos várias empresas cadastrando esses currículos, algumas já com vagas disponíveis e outras para o banco de currículos e contratação mais à frente", explicou Marinalva.