Geral

Internet da Piauí Conectado revoluciona educação no Estado

Ao final do projeto, serão mais de 700 pontos de internet disponibilizados à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), beneficiando cerca de 200 mil estudantes

Da redação

Quarta - 12/01/2022 às 11:35



Foto: Divulgação Piauí Conectado
Piauí Conectado

O acesso à internet é um direito social e tem se tornado uma ferramenta de transformação do processo de ensino-aprendizagem. Por isso, a PPP Piauí Conectado trabalha para levar conectividade a todas as unidades de ensino da rede pública estadual, por meio de uma grande rede de internet via fibra óptica que está sendo construída em todo o Piauí.

Mais de 600 unidades de ensino e gerências regionais de educação espalhadas pelo Estado já contam com a infraestrutura de internet do Projeto Piauí Conectado. Ao final do projeto, serão mais de 700 pontos de internet disponibilizados à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), beneficiando cerca de 200 mil estudantes.

Além de promover maior agilidade nas atividades administrativas, a conexão de banda larga auxilia os professores na elaboração de planos de aula, amplia o acesso a materiais didáticos e pode ser usada pelos alunos para realizar pesquisas, trabalhos escolares e até cursos on-line.

Através de acolhimento na Fazenda da Paz, pai reencontra filho

Resumo de 2021 - Uso de dispositivos móveis Vs. computadores

Mãe entra na Justiça contra Colégio Objetivo por negar matrícula ao filho autista

A diretora do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Prof. Pires de Castro, Francisca Luzimar Nunes Bezerra, conta que antes da chegada da Piauí Conectado na escola, localizada na zona sudeste de Teresina, funcionários e alunos enfrentavam muitas dificuldades devido à instabilidade da internet.

“A produção de material didático para alunos, pesquisas e a parte administrativa deixavam muito a desejar. Desde que foi implantada a internet, nosso trabalho melhorou. Foi algo que mudou totalmente a rotina da escola para melhor”, afirma a gestora, que também elogiou o atendimento do suporte técnico da concessionária.

Situada em Morro Cabeça no Tempo, cidade que fica a mais de 700 km de Teresina, a Unidade Escolar Leda Napoleão não tinha acesso à internet. “A única internet que já tivemos na escola foi a da Piauí Conectado. Antes, roteávamos a internet dos dados móveis do celular para o computador e, assim, fazíamos os trabalhos da escola. O Piauí Conectado veio para facilitar nosso trabalho. A internet é de ótima qualidade”, conta a diretora Carina Alves Figueiredo.

Para o secretário estadual da Educação, Ellen Gera, o Projeto Piauí Conectado contribui significativamente com a educação no Estado. “O uso da internet constitui elemento essencial para a interação entre professores e estudantes, colaborando para manter o vínculo e, ainda, apoia a recuperação das aprendizagens. Isso, certamente, expande e aperfeiçoa o aprendizado dos estudantes da rede estadual. O Piauí vem avançando bastante no que se refere às tecnologias e acesso à internet, e o Projeto Piauí Conectado também veio para garantir a implantação de uma infraestrutura tecnológica capaz de suprir tamanha demanda”, pontua.

O Projeto Piauí Conectado é a primeira parceria público-privada na área de telecomunicações do Brasil, implementado pelo Governo do Piauí com a empresa SPE Piauí Conectado, sendo coordenado pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).

Fonte: Ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: