
As redes sociais Instagram e o Facebook estão fora de ar desde às 12h desta terça-feira (5), deixando os usuários desconectados e impedidos de acessar suas contas. Até o fechamento desta matéria, as redes sociais ainda não haviam sido normalizadas, gerando instabilidade para milhões de usuários em todo o mundo.
Segundo o site Downdetector, foram registradas mais de 19 mil reclamações sobre o Instagram no Brasil, e mais de 27 mil sobre o Facebook. O pico de reclamações ocorreu no momento da queda, por volta das 12h30.
A situação não se restringiu apenas ao Brasil. Nos Estados Unidos, o Facebook recebeu mais de 200 mil reclamações, enquanto o Instagram registrou mais de 40 mil. No Reino Unido, mais de 150 mil reclamações foram reportadas no Instagram, e mais de 25 mil no Facebook.
Usuários em todo o mundo, tanto na versão desktop quanto na mobile, recorreram ao X, antigo Twitter para expressar sua frustração diante da interrupção dos serviços do Instagram:
"Instagram de vocês também tá fora do ar?", postou um úsuario no X.
"Nem o Facebook nem o Instagram funcionando eu já pensei que eu tinha sido hackeado. Ai confirmei no twitter que só tava fora do ar msm.", postou outro.
O site Downdetector, especializado em monitorar a estabilidade de plataformas online, detectou a falha no Instagram a partir das 12h, com 74% dos usuários reportando problemas principalmente no aplicativo móvel.