Geral

INSS pagou R$ 16 mi a vítimas de acidentes de trabalho no Piauí

LER, dores lombares e fraturas são as doenças que mais causam afastamento de pessoas do trabalho

Sexta - 05/04/2019 às 20:04



Foto: Comunicação do INSS/PI Atendimento no INSS registra casos de acidentes de trabalho
Atendimento no INSS registra casos de acidentes de trabalho

Ainda é grande o número de acidentes de trabalho e os prejuízos que eles causam ao país todos os anos. Para se ter uma ideia desses danos, somente no Piauí, em cinco anos, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, gastou mais de R$ 16,4 milhões para pagar mais de 12,1 mil benefícios a segurados vítimas de acidentes de trabalho.

Dados do INSS e de outras instituições do governo federal revelam que as lesões por esforços repetitivos (LER), com as dores lombares e as fraturas são as doenças que mais causam afastamento de pessoas dos seus postos de trabalho em todo o Brasil. 

Ao analisar os dados sobre benefícios pagos pelo INSS às vítimas de acidente de trabalho no Piauí, o gerente-executivo em exercício do INSS, William Machado, reconhece ser grande o número dessas ocorrências e diz que os dados analisados revelam que mais de 80% dos acidentes de trabalho ocorrem no setor urbano. 

Conforme os números do INSS, entre 2015 e o primeiro trimestre deste ano, foram concedidos mais de 12,1 mil auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões por mortes causadas por acidentes de trabalho. Neste intervalo de tempo, os anos de 2016 e 2018, respectivamente, registraram o maior número desses casos. Foram 3,4 mil em 2016 e 2,6 mil em 2018.

Ao todo, nos últimos cinco anos, o INSS concedeu 11.760 auxílios-doença, 413 aposentadorias por invalidez e oito (8) pensões por morte em decorrência de acidentes de trabalho.

Fonte: Comunicação INSS/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: