
Uma grande variedade de produtos feitos por indígenas estará disponível na II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, que começa nesta quinta-feira (23) no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Entre os itens que as comunidades levam para comercializar estão peças de artesanato feitas em palha, sementes, barro e miçangas, como colares, braceletes, bolsas, cocares e incensos. Também serão levados remédios e cosméticos naturais feitos com ervas medicinais, além de pinturas e outras peças artísticas que refletem a espiritualidade e a ancestralidade dos povos.
De acordo com a cacica Aliã Wamiri Guajajara, da aldeia Ukair, diversas comunidades do estado participarão do evento. Ela destaca que a feira é uma oportunidade de fortalecer a presença indígena e ampliar o reconhecimento do trabalho desenvolvido nas comunidades. "Esperamos trocar experiências com outros povos tradicionais, agricultores e artesãos, e abrir caminhos para novas parcerias e mercados que valorizem a produção indígena", disse.
Além da aldeia Ukair, que reúne as etnias Guajajara e Timbira, a feira contará com a presença de representantes Warao e Akroá Gamela. Os indígenas Akroá Gamella, do município de Uruçuí, percorrerão mais de 450 quilômetros para participar. A presidente da associação indígena local, Maria da Conceição Sousa, conhecida como Cacica Dan, explicou que levarão produtos como abóbora, doces de abóbora e de café, balinhas de manga e amendoim, além de medicinas tradicionais do cerrado.
O evento, que segue até o dia 25 de outubro, tem como tema Agricultura Familiar é Futuro Sustentável. A programação inclui debates, oficinas e palestras sobre mudanças climáticas e resiliência dos agricultores, além da participação de cerca de 200 agricultores familiares de todos os territórios do Piauí. A feira é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, com apoio de diversas instituições.
Mais conteúdo sobre:
#comunidades indígenas #Feira da Agricultura Familiar #artesanato #produtos medicinais