Geral

Governo monitora cheia nos rios da bacia do Parnaíba no Piauí

Previsão é que o rio Longá supere a cota de inundação nas próximas horas em Esperantina (PI)

Redação

Terça - 02/03/2021 às 19:46



Foto: Rio Parnaíba
Rio Parnaíba

Devido à elevação dos rios nas últimas horas no estado do Piauí, o Governo Federal, por meio do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), divulgou nesta terça-feira, dia 02/03, boletim do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) da bacia do rio Parnaíba com dados de monitoramento e previsão para cheias. A preocupação principal é com os rios Baixo Parnaíba, Marathaoan e Longá, onde foram observadas elevações após as precipitações ocorridas nas últimas 24 horas. Saiba mais, acesse o boletim aqui: https://bit.ly/3qdasEh


Na cidade de Esperantina (PI), o rio Longá superou a cota de alerta (5,40 m) na madrugada de hoje em resposta à grande precipitação registrada na madrugada, chegando às 7h45 a 6,73m. A previsão das próximas 8 horas é que o nível continue se elevando e ultrapasse a cota de inundação (7,40m) podendo chegar a 7,80m.

Na cidade de Barras (PI) o rio Marathaoan superou a cota de atenção (3,40 m) chegando às 6h45 a 3,68m. A previsão das próximas 8 horas é que o nível continue se elevando e supere a cota de alerta (3,70m) chegando a 3,74m. Na cidade de Luzilândia (PI), o nível do Parnaíba está acima da cota de atenção (4,00m). A previsão é que o nível se eleve nas próximas 8 horas e chegue a 4,49m.

De acordo com o engenheiro hidrólogo do SGB-CPRM Claudio Damasceno, a CPRM estará emitindo boletins às autoridades de Defesa Civil e conduzindo monitoramento detalhado da situação até que termine o atual período chuvoso. "Solicitamos que os órgãos envolvidos com a salvaguarda das populações ribeirinhas às margens dos rios Marathaoan e Longá, especialmente dos municípios de Barras e Esperantina, e também no rio Parnaíba na cidade de Luzilândia, passem a também acompanhar a evolução das condições do rio, bem como iniciem o planejamento de ações emergenciais para prevenção de perdas humanas e materiais caso os rios venham a atingir cotas acima do nível de inundação", alertou o pesquisador.

O rio Parnaíba nas cidades de Floriano (PI), Barão de Grajaú (MA) e Teresina (PI), e Timon (MA) apresentam os níveis abaixo da cota de atenção, portanto dentro da normalidade.

O rio Poti em Teresina está com uma cota atual de 4,65m e a previsão é diminuir o nível, regredindo para a cota de 4,09 m nas próximas 8 horas. O rio Parnaíba em Teresina está com cota de 3,15m e deve permanecer estável nas próximas 8 horas chegando a 3,09 m.

O SGB-CPRM desenvolve um trabalho de monitoramento de vários pontos da Bacia do Rio Parnaíba. Além disso, são realizadas previsões do comportamento futuro do rio Parnaíba nas cidades de Floriano (PI), Barão de Grajaú (MA), Teresina (PI), Timon (MA), Luzilândia (PI), Barras (PI) e Esperantina (PI). Todos os dados gerados pelo monitoramento, bem como os boletins já emitidos podem ser acessados na página. Os SAHs implantados e operados pela CPRM têm o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), através de aporte de recurso para operação das estações telemétricas que compõem os Sistemas, as quais fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência - RHNR.

As previsões apresentadas neste Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Acesse o Sistema de Alerta de Eventos Críticos da Bacia do Rio Parnaíba - SACE/Parnaíba, mantido pela CPRM, está disponibilizado em https://www.cprm.gov.br/sace/parnaiba.

Fonte: Janis Morais

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: