Geral

SOLENIDADE

Governo do Piauí devolve mais de 180 celulares recuperados pela polícia

Ao todo, já foram devolvidos mais de 13 mil dispositivos à população desde o início da gestão

Da Redação

Segunda - 01/09/2025 às 10:25



Foto: Divulgação/SECOM-PI Rafael Fonteles, Chico Lucas, Luccy Keiko e Mateus Zanatta
Rafael Fonteles, Chico Lucas, Luccy Keiko e Mateus Zanatta

O governador Rafael Fonteles realizou nesta segunda-feira (1º) a entrega de mais de 180 aparelhos celulares recuperados em operações policiais, totalizando mais de 13 mil dispositivos devolvidos à população desde o início da gestão. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), em Teresina, com a presença de autoridades e beneficiados pelo programa.

O programa de recuperação de celulares é conduzido pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) e integra tecnologia e ações das forças de segurança para reduzir crimes e restituir bens aos proprietários. 

Segundo o governador Rafael Fonteles, a devolução em larga escala demonstra a efetividade da política de segurança do estado. “Quando conseguimos devolver de forma massificada um item essencial para a vida das pessoas, como os celulares, é a demonstração de que a segurança está funcionando. Esse resultado é fruto de tecnologia criada no Piauí, hoje exportada para outros estados”, disse o governador.

O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou a importância do programa também para conscientizar a população sobre a receptação de celulares roubados. “Muitas pessoas compram celulares roubados achando que não estão fazendo nada demais. Mas esse é um crime que alimenta toda a cadeia de violência. O grande mérito do ‘Meu Celular de Volta’ é mostrar que aquele aparelho vendido a preços muito baixos tem origem criminosa e que, ao comprar, a pessoa está prejudicando a sociedade como um todo. Por isso eu valorizo tanto esse programa, que une tecnologia, integração e, principalmente, mudança de consciência”, disse.

O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, destacou os resultados do programa e a repercussão nacional. “Conseguimos diminuir em quase 50% o roubo de celulares na cidade de Teresina. Essa política pública ganhou repercussão nacional e o último estado que adotou foi o Rio de Janeiro. Além disso, o Piauí é pioneiro também com o BO Fácil, que permite ao cidadão registrar boletim de ocorrência via WhatsApp, sendo o primeiro estado da federação a oferecer esse serviço”, explicou.

Entre os beneficiados, Edilena Ferreira comemorou a devolução de seu celular. “Recebi meu celular no ano passado e, agora, mais uma vez, graças a esse programa maravilhoso do Governo do Estado. Quando a gente faz o contato, acaba tendo a chance de recuperar o nosso bem. Para mim, é um motivo de muita alegria e satisfação estar aqui novamente, recebendo meu celular de volta”, relatou.

O modelo desenvolvido pelo Piauí se tornou referência nacional, levando o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a implementar o Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, inspirado na iniciativa do estado. Entre os recursos utilizados estão a plataforma CellGuard, que centraliza o processo de cruzamento de dados e intimação de usuários via WhatsApp, e o LupaBot, assistente digital que automatiza consultas e facilita o trabalho investigativo em campo.

Fonte: SECOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: