O governador Rafael Fonteles inaugurou neste sábado (25) um conjunto de obras na área da educação no município de Bom Jesus, com investimentos que superam R$ 8 milhões. Os recursos foram aplicados na reforma e ampliação do campus local da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Franklin Dória, beneficiando estudantes do ensino médio, técnico e superior.
Os investimentos reafirmam o compromisso do Governo do Estado com a modernização e a requalificação da infraestrutura educacional pública, ampliando a capacidade de atendimento e melhorando as condições de ensino e aprendizagem.
Ampliação da Uespi
O Campus Dom José Vazquez Diaz, da Uespi em Bom Jesus, recebeu um investimento superior a R$ 3 milhões por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). A obra resultou em um aumento de 50% no número de salas de aula, que passaram de oito para doze. A intervenção visa modernizar os ambientes acadêmicos e aumentar a oferta de cursos na região, que é considerada um polo universitário.
“A instituição vai, cada vez mais, formar capital humano qualificado, para atuar nas várias vocações produtivas do estado do Piauí”, ressaltou o governador Rafael Fonteles. O reitor da Uespi, Evandro Alberto, complementou: “Representa um sonho de décadas, que reflete positivamente na autoestima dos nossos professores e estudantes, com esta estrutura arrojada”.
Além da obra física, o campus foi contemplado com novos equipamentos adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Fábio Novo.
Ceti Franklin Dória com nova estrutura
Já o Ceti Franklin Dória passou por uma requalificação completa para fortalecer o modelo de ensino em tempo integral. A unidade escolar recebeu melhorias em todos os seus espaços, incluindo laboratório, refeitório, sala de atendimento educacional especializado e sala do programa Saúde Digital. Um dos grandes destaques foi a construção de uma nova quadra poliesportiva, que vai enriquecer as práticas pedagógicas e esportivas dos alunos.
O secretário estadual da Educação, Washington Bandeira, classificou a obra como parte da "revolução educacional" em curso no estado. “São mais de 300 obras em andamento, mais de 100 escolas como esta, padrão ouro, já inauguradas. Todas terão este modelo até o próximo ano”, afirmou.
O deputado Fábio Novo, que é ex-aluno da escola, testemunhou a transformação. “Não tínhamos laboratório, ar-condicionado, nem sequer carteiras. A escola entregue hoje tem um padrão que poucas têm no Brasil”, comparou.

Fonte: SECOM/PI
Mais conteúdo sobre:
#Bom Jesus #Rafael Fonteles #obras educação Piauí #UESPI Bom Jesus #Ceti Franklin Dória #investimento em educação #ensino integral #ensino superior #reforma escola #ampliação universidade #Governo do Piauí #Washington Bandeira