Geral

Governador vai autorizar retorno de aulas presenciais para o 3º ano do ensino médio no PI

Os alunos do ensino fundamental e do ensino superior só devem retornar às salas de aula no próximo ano

Alinny Maria

Segunda - 21/09/2020 às 13:22



Foto: Piauí Hoje Governador Wellington Dias e o secretário de Educação Ellen Gera
Governador Wellington Dias e o secretário de Educação Ellen Gera

O governador Wellington Dias (PT) deve assinar ainda nesta segunda-feira (21) um novo decreto que estabelece os critérios para o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino. Por enquanto, só devem retornar às salas de aula os alunos do 3º ano do Ensino Médio e os que se preparam para a prova do Enem. Isso porque é o que defende o Comitê de Operações Emergenciais(COE) e o governador sempre seguiu as deliberações do COE.

As aulas da rede estadual estão suspensas desde o mês de março devido a pandemia do novo coronavírus. No dia 10 de setembro, membros do COE se reuniram com o secretário de Saúde, Florentino Neto, além de outras autoridades e ficou definido que as atividades educacionais presenciais foram autorizadas somente para alunos matriculados no 3º  ano do Ensino Médio, assim como, para estudantes de turmas “Pré ENEM”. 

"Elas poderão ser retomadas a partir do dia 22 de setembro de 2020, respeitando-se os regramentos do Protocolo Específico Nº 042/2020, referente ao setor de Educação, com divisão das turmas, de modo a cumprir a norma da ocupação do espaço, cada pessoa deve ocupar 4m² (quatro metros quadrados) e distanciamento mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas. As instituições de ensino deverão manter a gravação de aulas da modalidade EAD e desenvolver um plano de trabalho domiciliar ou remoto para estudantes do grupo de risco, para estudantes da Educação Especial e para aqueles (ou suas famílias) que não se sintam confortáveis e seguros para frequentarem o ambiente educacional de maneira presencial em 2020", diz trecho do documento.

O COE deliberou ainda que os berçários, creches, educação infantil, ensino fundamental e as turmas de 1º e  2º  ano do Ensino Médio permanecerão com suas atividades presenciais suspensas no ano de 2020. As aulas presenciais também para alunos do Ensino Superior também só retornam em 2021.

Importante ressaltar que a retomada presencial  do 3º (ano do Ensino Médio e das turmas de “Pré ENEM” representa a circulação de 75 mil pessoas, dentre estudantes, professores e trabalhadores da Educação. Já nesta segunda-feira, o governador Wellington Dias conversou com o secretário de Educação, Ellen Gera, sobre as medidas que serão adotadas, como adaptações nas escolas estaduais. O decreto que autoriza o retorno dos alunos às salas de aula pode ser divulgado a qualquer momento.

CONFIRA AS DELIBERAÇÕES DO COE!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: