Geral

Pastor é condenado a 13 anos de prisão por estuprar aluna no Escolão do Mocambinho

A vítima, que tem microcefalia e atrofia cerebral, sofreu uma sequência de abusos sexuais na escola

Alinny Maria

Quinta - 03/12/2020 às 09:38



Foto: Montagem Piauí Hoje Funcionário é condenado por estuprar aluna com necessidade especial no Escolão do Mocambinho
Funcionário é condenado por estuprar aluna com necessidade especial no Escolão do Mocambinho

O cuidador de crianças com necessidades especiais e pastor evangélico Paulo Henrique de Oliveira Candido, de 50 anos, foi condenado pela justiça do Piauí a 13 anos e 10 meses de prisão em regime fechado pelo crime de estupro de vulnerável. Ele é acusado de estuprar uma aluna de 13 anos que tem microcefalia e atrofia cerebral. A sequência de estupros ocorreu em fevereiro deste ano nas dependências do Escolão do Mocambinho, na zona Norte de Teresina, onde a garota estudava. 

A investigação foi presidida pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e ocorreu sob segredo de Justiça. Paulo Henrique Candido está preso desde o mês de março após a família da vítima descobrir o caso e denunciar à polícia. Laudos de exames comprovaram que a menor M.E.T.G, vinha sofrendo uma série de abusos sexuais.

De acordo com o advogado da família da vítima, Eduardo Silva Neto, a juíza não concedeu o direito do acusado recorrer em liberdade. "Não posso passar mais informações porque o processo ocorre em segredo de Justiça. Ele foi condenado na segunda-feira (01/11) e provavelmente a defesa dele vão recorrer da sentença. Por enquanto, o réu continua preso. Esperamos que ele cumpra os anos que lhe foram imputados", disse o advogado ao Piauíhoje.com.

Trecho da sentença em que o Piauí Hoje teve acesso

Entenda o caso

Segundo informações da família da vítima, a menina começou a ser estuprada em fevereiro deste ano quando iniciou o período letivo. No dia 18 de março, a mãe da vítima percebeu lesões nas partes íntimas da filha e associou ao seu comportamento estranho dos últimos dias. A mãe questionou a filha o que aconteceu e com muita dificuldade a garota relatou o crime. De imediato, a mãe da menor a levou para o hospital e em seguida registrou um Boletim de Ocorrência. 

Os laudos periciais comprovaram o estupro. De acordo com a investigação, o funcionário Paulo Henrique Candido retirava a menina da sala de aula sob o pretexto de realizar alguns cuidados. Neste momento, ele a levava para outra área da escola e cometia o crime. No final da tarde, quando estava próximo de acabar a aula, ele a devolvia para a sala.

O cuidador foi preso preventivamente no dia 26 de março, em Teresina. Ele está recolhido na Cadeia Pública de Altos. 

Pastor e cuidador de crianças especiais 

Ficou incerto a real função de Paulo Henrique no Escolão do Mocambinho. Ele é profissional da área de enfermagem e estava desempenhando a função de estagiário na escola quando cometeu o crime. A família da vítima alega que não sabia que a pessoa responsável por cuidar de M.E.T.G, que antes era uma mulher, havia saído da escola e que foi substituída por Paulo Henrique. 

 Paulo Henrique se diz pastor da Igreja do Fundamento dos Apóstolos e Profetas Restituída. Ele reside na rua Professor Cordeiro, na Vila Mocambinho I, localidade próxima ao Escolão do Mocambinho.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: