Geral

Fumantes são mais propensos às complicações causadas pelo novo coronavírus

O cirurgião torácico e professor de pneumologia Zenon Rocha Filho explica que os fumantes fragilizam seus pulmões ao longo dos anos

Luiz Brandão

Domingo - 29/03/2020 às 13:35



Foto: Foto Joel Silva, da Folha Press Os hospitais públicos não tem leitos suficientes para vítimas do novo coronavírus
Os hospitais públicos não tem leitos suficientes para vítimas do novo coronavírus

Como ocorre em relação a várias outras doenças, os fumantes e ex-fumantes também são mais susceptíveis às complicações pulmonares causadas pelo novo coronavírus. A doença causada por esse vírus, a Covid-19, ataca principalmente os pulmões.

O cirurgião torácico e professor de pneumologia Zenon Rocha Filho explica que os fumantes fragilizam seus pulmões ao longo dos anos com a fumaça do cigarro e é natural que, num ataque do novo coronavírus os pulmões do tabagista não tenha o mesmo vigor dos pulmões de um não fumante.

O órgão predileto para ataque do novo vírus é o pulmão. Ele causa pneumonia, o impedimento da respiração ou destruição do parênquima pulmonar. E também pode viajar pelo sangue e causar problemas em outros órgãos.

Cirurgião Zenon FilhoO cirurgião Zenon Filho destaca que o importante para o diagnóstico da Covid-19 é a história de contato e os sintomas de febre, dor de garganta e mal estar geral. "A falta de ar se manifesta nas complicações, nos casos mais graves", explica.

Ele ressalta que as medidas para não contrair a doença já estão sendo amplamente divulgadas pela mídia. Considera muito importante evitar contato com os vírus, lavar as mãos, passar álcool em gel, lavar roupas e limpar os sapatos.

"Nesta fase inicial da pandemia é indispensável o isolamento social, porque é o período de grande disseminação e não estamos preparados para atender tantos pacientes num pequeno espaço de tempo. O diferencial deste virus é sua grande capacidade de disseminação", concluiu Zenon Filho.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: